O convite e a submissão de candidaturas decorrem através do portal de financiamento da União Europeia – EU Funding and Tenders portal.
Os projetos são avaliados de acordo com 5 critérios de seleção: potencial de prevenção de emissões de gases de efeito estufa, grau de inovação, maturidade financeira e técnica, e potencial técnico e de mercado e eficiência de custos.
Próximas calls:
A 23 de novembro de 2023 a Comissão irá abrir duas calls para a apresentação de propostas. Em conjunto estas duas calls contabilizam 4,8 mil milhões.
Uma das calls, com início a 23 de novembro e término a 8 de fevereiro de 2024 conta com 800 milhões de euros destinados a apoiar exclusivamente a produção de hidrogénio verde através da realização de leilões.
A outra call, com início a 23 novembro e término a 9 de abril de 2024 será destinada a projetos no âmbito do Fundo de Inovação e conta com um total de financiamento de 4 mil milhões de euros.
Para mais informações visite o site da Comissão Europeia.
Calls que já encerraram:
- Lançada em 2023 - 3ª call para projetos de pequena escala
A Comissão Europeia lançou o 3º convite à apresentação de propostas ao Fundo de Inovação para projetos de pequena escala a 30 de março 2023, tendo esta estado aberta até 19 setembro 2023.
Foi disponibilizado um apoio financeiro de 100 milhões de euros em subvenções para projetos como uma despesa de capital entre 2,5 e 7,5 milhões de euros.
Poderá ser aqui consultada a gravação e as apresentações realizadas no âmbito do respetivo Info Day realizado a 20 de abril.
-
Lançada em 2023 - 3ª call para projetos de larga escala
A Comissão Europeia lançou o 3.º convite à apresentação de propostas ao Fundo de Inovação para projetos de larga escala a 3 de novembro de 2022, tendo estando aberta até 16 de março de 2023.
Foi disponibilizado um apoio financeiro de três mil mihões de Euros, com um maior foco nas prioridades do Plano Repower EU, pelo que o convite foi organizado em quatro tópicos:
Descarbonização (geral e similar ao âmbito das anteriores calls) - orçamento mil milhões de Euros: Para projetos inovadores na área de energia renovável, indústria intensiva de energia, armazenamento de energia, CCS e CCU e substitutos de produtos de menor intensidade de carbono (nomeadamente os combustíveis de baixo teor de carbono para o transporte, como o transporte marítimo e aéreo);
Electrificação na indústria e hidrogénio - orçamento mil milhões de Euros: Para projectos inovadores na substituição da utilização de combustíveis fósseis na indústria por uma electrificação inovadora, produção de hidrogénio renovável ou sua utilização na indústria;
Fabrico de componentes para uma tecnologia limpa - orçamento de 0,7 mil milhões de Euros: Para projetos inovadores no fabrico de componentes, bem como equipamento final para electrolisadores e células de combustível, energia renovável, armazenamento de energia e bombas de calor.
Projectos-piloto de média dimensão - orçamento de 0,3 mil milhões de Euros: Destina-se a projetos de elevada inovação que permitam uma descarbonização profunda em todos os sectores elegíveis ao Fundo de Inovação. Na candidatura, estes projectos devem provar a sua inovação num ambiente operacional, não se esperando que atinjam demonstração ou produção comercial em grande escala.
-
Lançada em 2022 - 2ª call para projetos de pequena escala
A Comissão Europeia lançou o 2.º convite à apresentação de propostas ao Fundo de Inovação para projetos de pequena escala de tecnologias limpas a 31 de março de 2022 tendo estado aberta até 31 de agosto de 2022.
Encontra-se previsto um apoio financeiro de 100 milhões de euros (100 000 000) para tecnologias inovadoras em energias renováveis, indústrias intensiva em energia, armazenamento de energia, captura, utilização e armazenamento de carbono, e 2 milhões de euros (2 000 000) para assistência ao desenvolvimento de projetos.
As candidaturas estiveram abertas a projetos com despesas de capital entre 2,5 – 7,5 milhões de Euros em todos os Estados-Membro da União Europeia, Islândia e Noruega. Os projetos serão avaliados de acordo com seu potencial de prevenção de emissões de gases de efeito estufa, grau de inovação, maturidade financeira e técnica, e potencial técnico e de mercado e eficiência de custos.
Para mais informações sobre o 2º convite à apresentação de propostas para projetos de pequena escala, nomeadamente os resultados, clique aqui.
-
Lançada em 2021 - 2ª call para projetos de larga escala
A Comissão Europeia lançou o 2.º convite à apresentação de propostas ao Fundo de Inovação para projetos de larga escala de tecnologias limpas, tendo estado aberta até 3 de março de 2022. Encontra-se previsto um apoio financeiro de 1.5 mil milhões de euros e 2 milhões de euros para assistência ao desenvolvimento de projetos.
Este convite decorreu numa única fase por forma a reduzir o período de tempo entre a candidatura e a Decisão de Seleção dos projetos, estando planeada para 3 de setembro de 2022.
Para mais informações sobre o 2º convite à apresentação de propostas para projetos de larga escala, nomeadamente os resultados clique aqui.
-
Lançada em 2020 - 1ª call para projetos de larga escala
1ª fase do procedimento da candidatura (manifestação de interesse)
A Comissão Europeia lançou o 1.º convite à apresentação de propostas ao Fundo de Inovação para projetos de larga escala de tecnologias limpas, tendo estado aberta até 29 de outubro de 2020, Encontra-se previsto um apoio financeiro de mil milhões de euros e um montante de 8 milhões de euros para assistência ao desenvolvimento de projetos.
Para mais informações sobre o 1º convite à apresentação de propostas para projetos de larga escala, nomeadamente os resultados, clique aqui.
-
Lançada em 2020 - 1ª call para projetos de pequena escala
A Comissão Europeia lançou o 1.º convite à apresentação de propostas ao Fundo de Inovação para projetos de pequena escala de tecnologias limpas, tendo estado aberta até 10 de março de 2021.
Encontra-se previsto um apoio financeiro de 100 milhões de euros para tecnologias inovadoras em energias renováveis, indústrias intensiva em energia, armazenamento de energia, captura, utilização e armazenamento de carbono.
As candidaturas estiveram abertas a projetos com despesas de capital entre 2,5 – 7,5 milhões de Euros em todos os Estados-Membro da União Europeia, Islândia e Noruega. Os projetos foram avaliados de acordo com seu potencial de prevenção de emissões de gases de efeito estufa, grau de inovação, maturidade financeira e técnica, e potencial técnico e de mercado e eficiência de custos.
Para mais informações sobre o 1º convite à apresentação de propostas para projetos de pequena escala, nomeadamente os resultados, clique aqui.