Passar para o conteúdo principal

 

Reuniões da Comissão Permanente da Seca

Resumo

14 outubro 2022
  • Ponto de situação meteorológico, hidrológico e agrícola do ano hidrológico em curso. Todo o país se encontra em seca. O armazenamento de água nas albufeiras está a 56%. Avaliação da implementação das medidas definidas em 2022, bem como a definição de medidas complementares para fazer frente à situação de seca que se verifica no ano hidrológico em curso. Estão em curso 93 medidas, das quais 34 são sobre a gestão da procura, 25 associadas à oferta e 34 de governação. Os planos de contingência implementados em todos os aproveitamentos hidroagrícolas públicos. Reforço da monitorização das albufeiras dos regadios públicos passando de 44 para 64 albufeiras. Documento de apoio.
24 agosto 2022
  • Ponto de situação meteorológico, hidrológico e agrícola do ano hidrológico em curso. Salienta-se que todas as bacias apresentam disponibilidades hídricas abaixo inferiores ao período homólogo em 2021, com menos 463,2 hm3 armazenados nas albufeiras. Avaliação da implementação das medidas definidas em 2022, bem como a definição de medidas complementares para fazer frente à situação de seca que se verifica no ano hidrológico em curso. É uma das situações de seca hidrológica mais grave deste século, devido à conjugação de invulgares temperaturas e fraca precipitação, sendo este o quinto ano seguido com precipitação abaixo da média. Foi decidido um reforço das verbas do Fundo Ambiental em mais 3 milhões de euros para medidas de mitigação da seca. Foi referido o aviso do PDR2020 destinado a apoiar a Agricultura de precisão e Eficiência no uso de recursos com uma dotação de 24,5M€ (as candidaturas decorrem até 30 de setembro). Documento de apoio.
22 julho 2022
21 junho 2022

1 fevereiro 2022

  • Ponto de situação meteorológico, hidrológico e agrícola do ano hidrológico em curso. Para além das medidas que desde 2017 têm vindo a sem implementadas, foram definidas medidas específicas para o ano hidrológico em curso.

16 Setembro 2020

18 maio 2020

  • Ponto de situação meteorológico e hidrológico do ano hidrológico em curso, bem como a situação das medidas que têm vindo a ser implementadas à evolução da seca.

14 janeiro 2020

  • Despacho n.º 443/2020, de 14 de janeiro - Despacho Conjunto dos Gabinetes dos Ministros do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura e da Secretária de Estado do Turismo determinando a elaboração do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve.
  • Despacho n.º 444/2020, de 14 de janeiro - Despacho Conjunto dos Gabinetes dos Ministros do Ambiente e da Ação Climática e da Agricultura e da Secretária de Estado do Turismo determinando a elaboração do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo (Bacias do Sado, Mira e Guadiana).

30 novembro 2019

  • Realização de reuniões nas regiões do Alentejo e do Algarve com a presença dos ministros do Ambiente e da Agricultura, onde ficou decidido a elaboração dos planos regionais de eficiência hídrica para estas regiões.

20 novembro 2019

Agenda

8 maio 2019

  • Ponto de situação meteorológico e hidrológico do ano hidrológico em curso, bem como das medidas que têm vindo a ser implementadas à evolução da seca. As medidas definidas a curto e médio prazo devem continuar a ser implementadas.

20 março 2019

  • Ponto de situação hidrometeorológico do ano hidrológico em curso, bem como das medidas que têm vindo a ser implementadas e as medidas a programar atendendo à evolução da seca. Ficou agendada uma nova reunião a realizar no início de maio.

7 fevereiro 2018

  • Ponto de situação das medidas que têm vindo a ser implementadas e as medidas a programar atendendo à evolução da seca.

30 outubro 2017

19 julho 2017

 

Logos dos Parceiros