Uma obra artística dedicada ao ODS 6 - Água Potável e Saneamento será realizada no bairro do Zambujal, localizado em Alfragide na Amadora, que está em plena transformação para se tornar o primeiro bairro social embaixador dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Para a Agência Portuguesa do Ambiente, sediada no bairro e já parceira deste projeto, trata-se de dar continuidade a mais um esforço de cooperação próxima com a sua comunidade. Enquanto autoridade nacional da Água e no quadro do manifesto nacional da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, a APA reitera, no âmbito ‘glocal’, o forte compromisso colaborativo, estratégico e de coesão na construção da literacia ambiental que, através de uma cidadania inclusiva e visionária, conduza a uma mudança de paradigma civilizacional, traduzido em modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana.
A pintura, da autoria do artista Pedro das Neves, será realizada numa empena da Rua das Mães de Água, junto à entrada do Aqueduto das Francesas, uma das galerias do Aqueduto das Águas Livres, que integra o património do Museu da Água.
Esta intervenção artística faz parte do projeto Zambujal 360, que desenvolve trabalho com a população local sobre os temas da cidadania global, educação pela saúde, a promoção do comércio local e a educação para a sustentabilidade pela arte com a criação de uma galeria de arte urbana dedicada aos 17 ODS da Agenda 2030 da ONU.
O Zambujal 360 é uma iniciativa da sociedade civil, mais concretamente da ONGD Ad Gentes e da associação CAZAmbujal que, juntas, criaram este projeto e assim demonstram a força de ação dos cidadãos perante os temas centrais da agenda global.
A AdGENTES - Assoc. Leigos Missionários da Consolata atua no desenvolvimento de projetos e atividades específicas de Educação e Cooperação para o Desenvolvimento e a CAZAmbujal - Associação Recreativa tem como foco principal o envolvimento e a valorização da diversidade cultural existentes no Bairro do Zambujal.