Durante o dia de hoje, 7 de agosto, e nos próximos dias, prevê-se a ocorrência de situações de fraca qualidade do ar generalizada no território do continente. Esta situação deve-se a uma progressiva intrusão de massa de ar do norte de áfrica, contendo poeiras em suspensão, que atingirá com maior expressão o interior e norte do país. Adicionalmente, prevêem-se também níveis elevados de ozono troposférico, principalmente no interior do país, devido às elevadas temperaturas e transporte de poluentes, nomeadamente dos incêndios.
Os valores de partículas em suspensão e de ozono poderão superar os limites legislados nas regiões mais afetadas, registando-se índices de qualidade do ar médios a fracos, na generalidade do território do continente.
Estes poluentes têm efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações, devendo ser seguidas as recomendações específicas da Direção Geral de Saúde.
A APA continua a acompanhar esta situação, divulgando ao público toda a informação da qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, que podem ser consultados no QualAr.
#APA
#ar
#qualidadedoar