Passar para o conteúdo principal
27 Março, 2025

APA participa no MIECF 2025 - Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau

De 27 a 29 de março, a APA participará, em Macau, no MIECF 2025 – Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau, acompanhada pelas seguintes entidades:

•    CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal;  
•    CeNTI – Centre for Nanotechnology and Advanced Materials;
•    APICCAPS  – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos;
•    CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal.


EVENTO

O MIECF 2025 é organizado pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau e está vocacionado para promover o desenvolvimento de um futuro verde. Decorrerá no Venetian Macao Cotai Expo, e conta com mais de 18 mil participantes, dos quais cerca de 3 700 são visitantes profissionais, com delegações provenientes de cerca de 40 países. No âmbito do “Green Showcase & Green Matching”, o evento terá a participação de cerca de 400 expositores, e de 100 empresas internacionais da Ásia-Pacífico, da Europa e dos países e regiões de língua portuguesa.

Especialistas de renome internacional e líderes do sector vão partilhar, em mais de 20 atividades temáticas, as novas tendências e oportunidades em áreas como o desenvolvimento do mercado global de créditos de carbono, a transformação urbana de baixo carbono e a cooperação industrial, com a finalidade de permitir que os participantes se inteirem da atualidade do sector e explorem as oportunidades de negócio.

Esta exposição será composta por cinco zonas e irá acolher projetos inovadores no domínio da sustentabilidade ambiental. Encontram-se ainda previstas cinco sessões de bolsas de contactos temáticas para compradores e visitantes profissionais nacionais e estrangeiros, visando proporcionar oportunidades de encontro e cooperação.


PARTICIPAÇÃO

A APA, enquanto entidade oficial apoiante do MIECF desde a sua primeira edição, tem integrado o programa do Fórum. Nesta edição, participará nos seguintes eventos:

1.    Sessão B2B entre empresas e entidades (27 de março)

A APA integra a Sessão Business to Business para fomentar o encontro de interesses/negócios/parcerias entre empresas, ao nível dos seus produtos e serviços.

2.    Celebração de Protocolo (27 de março)

A APA celebrará, no "Protocol Signing Ceremony", o Protocolo de Colaboração Técnica com a entidade chinesa Perfeição Companhia Lda., com atividade em países de língua portuguesa. O Protocolo consagra o compromisso de cooperação entre as duas entidades, e tem como objetivo a criação de sinergias e competências complementares e a promoção do desenvolvimento sustentável entre ambos os países, fomentando a comunicação. Em particular, serão desenvolvidos esforços:

  • na promoção da utilização sustentável de recursos;
  • no fortalecimento da comunicação ao nível da política e regulamentação ambiental;
  • na promoção e intercâmbio de tecnologias ambientais.

As duas Partes comprometem-se a promover o desenvolvimento sustentável em parcerias estratégicas e a fomentar a sensibilização e participação pública em matéria de proteção do ambiente.

3.    Green Showcase (27 a 29 de março)

A APA estará presente nesta exposição com o stand F55, F56 – “Portugal Circular – Embrancing Bioeconomy Towards Sustainability”, de 18m2, onde serão apresentados demonstradores e protótipos, inovadores e inspiradores, desenvolvidos no âmbito de Projetos Integrados dos seguintes setores:

  • Têxtil e Vestuário – serão apresentados elementos inovadores, sustentáveis e circulares, desenvolvidos com recurso a abordagens inovadoras de ecodesign e ecoengenharia; produtos e materiais têxteis rastreáveis, de origem biológica, renováveis e com melhores credenciais ambientais;
  • Calçado – serão apresentados produtos que traduzem uma mudança estruturante nos materiais, tecnologias, processos e produtos de calçado e marroquinaria, alicerçados no conhecimento e em processos com melhor desempenho ambiental;
  • Resina Natural – serão apresentadas aplicações inovadoras da resina natural e de incorporação deste produto “bio” em novos mercados.

Os demonstradores apresentados no stand, espelham a aposta forte de Portugal na promoção da Bioeconomia Sustentável como via para a transformação e inovação de processos organizacionais e produtivos, diminuindo a dependência dos recursos fósseis, aumentando a competitividade e melhorando a qualidade de vida.

4.    Green Matching (27 a 29 de março)

Os representantes nacionais irão participar em visitas técnicas ao CSTCP – Centre for Science and Technology Exchange and Cooperation between China and Portuguese-Speaking Countries, no sentido de fomentar novas áreas de negócio de interesse mútuo, potenciando sinergias.

5.    Green Forum (28 de março)

José Pimenta Machado, Presidente da APA, fará uma apresentação subordinada ao tema "Embracing new challenges towards green transition – The Portuguese Perspective", Sessão 1 - Green Transition Boosted by New Quality Productive Forces, onde serão evidenciados:

  • o forte compromisso de Portugal no domínio da ação climática, com destaque para os progressos significativos alcançados nesta matéria, e
  • a transição para uma bioeconomia sustentável, matéria em que Portugal assumiu investimentos em projetos estratégicos de três setores prioritários: “têxtil e vestuário”, “calçado” e “resina natural”.

A apresentação destacará os resultados alcançados no âmbito destes projetos, e convidará os participantes a visitar o stand nacional, onde poderão observar alguns dos produtos/protótipos desenvolvidos.


OBJETIVOS E IMPACTO ESPERADO

A participação da APA no MIECF 2025 insere-se numa estratégia de reforço da cooperação internacional e promoção das boas práticas ambientais de Portugal. A presença no evento permitirá destacar o compromisso nacional com a transição para uma economia mais sustentável e resiliente, evidenciando iniciativas concretas no domínio da bioeconomia circular e da neutralidade carbónica.

Com esta participação, a APA pretende alcançar vários objetivos estratégicos, nomeadamente:

  • Reforçar a Cooperação Internacional
    • Compartilhar o sucesso e as estratégias adotadas por Portugal, incentivando sinergias internacionais;
    • Promover a integração das abordagens portuguesas em iniciativas globais de sustentabilidade e adaptação climática.
  • Enfatizar a Importância da Economia Circular e da Bioeconomia Sustentável
    • Evidenciar como os sectores do têxtil e vestuário, calçado e resina natural estão a alcançar os objetivos de sustentabilidade económica e ambiental;
    • Atrair interesse para os projetos-integrados apresentados, fomentando parcerias.
  • Mostrar a Viabilidade da Neutralidade Carbónica e do Crescimento Verde
    • Evidenciar que é possível dissociar crescimento económico de emissões de GEE;
    • Apresentar de forma sumária o Plano Nacional Energia e Clima (PNEC 2030), com metas ambiciosas, mas viáveis (redução das emissões em 55% e 51% de renováveis no consumo final bruto até 2030).
  • Destacar o Desempenho Climático (CCPI) Português
    • Posicionar Portugal como exemplo de boas práticas ambientais (15.º lugar no CCPI 2025);
    • Mostrar o progresso constante nas categorias de emissões, energias renováveis, uso eficiente da energia e políticas climáticas.
  • Envolver os Participantes
    • Incentivar a visita ao stand "Portugal Circular – Embrancing Bioeconomy Towards Sustainability", dando visibilidade prática aos projetos em curso;
  • Estimular o debate sobre inovação, investimentos sustentáveis e cooperação multissetorial.

Logos dos Parceiros