I Jornadas de Educação para o Desenvolvimento - ENED 2018-2022

I Jornadas de Educação para o Desenvolvimento - ENED 2018-2022

I Jornadas de ED convite 18 maio 2019

 

 

Dia 18 de maio de 2019 decorrem as primeiras Jornadas de Educação para o Desenvolvimento.

Esta Jornadas decorrem no âmbito da ENED 2018-2022 - Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, sendo a APA uma das entidades coorganizadora, tendo presente a importância do ambiente em geral e da educação ambiental em particular (e consequentemente da ENEA) para uma verdadeira educação para o desenvolvimento.

Para além da possibilidade de apresentarem recursos educativos ou outros materiais no espaço dedicado para o efeito, os professores e as ONGA com atividade enquadrável em ED nas escolas poderão utilizar as salas para partilha de experiências, disponíveis a partir das 13h30.

 

Enquadramento das Jornadas

O Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 inclui as Jornadas de Educação para o Desenvolvimento (Jornadas de ED) como parte integrante das Medidas Transversais, assumindo-as como iniciativas colaborativas que visam contribuir para o conjunto dos objetivos da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED 2018-2022) e das medidas e metas do respetivo Plano de Ação. De acordo com o mesmo Plano, as «Jornadas de ED têm uma natureza temática, constituindo um espaço para troca de experiências, para aprofundar conceitos e metodologias, bem como para discutir coletivamente práticas desenvolvidas e adotadas por entidades públicas e da sociedade civil de diferentes setores e natureza diversa» (p.1). As Jornadas ED constituem-se ainda como um momento privilegiado para mostrar e partilhar materiais e recursos educativos sobre ED, incluindo a participação de convidados internacionais, no sentido de enriquecer os processos de coaprendizagem e coprodução de conhecimento desenvolvidos.

 

Tema

As I Jornadas de Educação para o Desenvolvimento, no quadro da ENED 2018-2022, são subordinadas ao tema

A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO NAS ESCOLAS

A relevância da ação do atual Governo no âmbito da política educativa, nomeadamente na área da educação para a cidadania, tem-se vindo a afirmar em torno de medidas associadas ao Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e ao novo quadro de Autonomia e Flexibilidade Curricular dos ensinos básico e secundário (D-L n.º 55/2018, de 6 de julho).

O Desenvolvimento Sustentável, enquanto domínio da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, tem um enfoque central no novo enquadramento curricular para os ensinos básico e secundário, estando contemplado como um dos seis domínios obrigatórios para todos os níveis e ciclos da escolaridade obrigatória, a par de outros que estão em estreita relação com o quadro concetual ENED 2018-2022.

A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) tem como horizonte a sua apropriação na cultura de cada escola, em articulação com trabalho de parceria com entidades da comunidade, no contexto de construção da Estratégia de Educação para a Cidadania de cada escola. Com o desígnio de formar cidadãs/ãos capazes de compreender o mundo e de agir para que este seja mais justo, inclusivo, pacífico e sustentável, importa reforçar o paradigma de parceria com entidades externas à escola.

Em articulação com a ENED 2018-2022, confluem para este desafio diferentes entidades subscritoras do respetivo Plano de Ação que vêm contribuindo para a concretização de projetos e outras iniciativas, bem como para a produção de recursos educativos que promovem a vivência da cidadania com um olhar atento e interventivo sobre o mundo em torno da temática do Desenvolvimento.

 

Objetivos

  • Divulgar projetos de Educação para o Desenvolvimento (ED) de escolas, bem como recursos educativos neste domínio;
  • Promover a partilha e a reflexão sobre práticas de ED implementadas em parceria com entidades externas à escola.

 

Públicos prioritários

  • Docentes dos vários níveis de educação e ensino (da educação pré-escolar ao ensino superior) e das diversas áreas curriculares;
  • Organizações da sociedade civil que tenham projetos/outras iniciativas de ED em parceria com escolas.

 

Estrutura

  • Sessões plenárias e oficinas temáticas;
  • Organização de uma mostra de projetos e recursos educativos.

 

Programa

IJornadas de ED - programa

 

 

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