Passar para o conteúdo principal
10 Novembro, 2023

Nova restrição REACH para microplásticos intencionalmente adicionados

Foi recentemente adotada uma restrição no âmbito do Regulamento REACH, para microplásticos intencionalmente adicionados, por via do Regulamento (UE) 2023/2055 da Comissão, de 25 de setembro de 2023. Este Regulamento prevê um conjunto de medidas, a implementar de forma faseada, sendo que as primeiras medidas, designadamente, a proibição de colocação no mercado de glitter solto e microesferas, aplicam-se já desde 17 de outubro. 

O Regulamento (UE) 2023/2055 da Comissão, de 25 de setembro de 2023, altera o anexo XVII do Regulamento REACH relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas, introduzindo uma restrição para micropartículas de polímeros sintéticos (geralmente conhecidos como microplásticos) intencionalmente adicionadas passíveis de libertação no ambiente aquando da respetiva utilização, refletindo e  densificando os compromissos adotados ao nível comunitário neste contexto, nomeadamente no Pacto Ecológico Europeu e no Plano de Ação para a Poluição Zero. Foi acompanhado a nível comunitário e nacional pelas Autoridades Competentes nesta matéria, i.e. a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Direção Geral da Saúde (DGS) e a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Os microplásticos são adicionados intencionalmente a uma vasta gama de produtos, que incluem fertilizantes, fitofármacos, cosméticos, detergentes domésticos e industriais, granulados para enchimento de campos desportivos sintéticos, tintas, e utilizados na indústria petrolífera e do gás. Em produtos de consumo, são usados principalmente pela sua função abrasiva (ex.: esfoliantes), podendo também ser utilizados para controlar a espessura, aparência e estabilidade de um artigo. Uma vez no ambiente, os microplásticos não se degradam e acumulam-se em animais, incluindo peixes e mariscos, e consequentemente também são consumidos como alimento pelos seres humanos.

Saiba mais no website da Comissão e da ECHA.
 

 

Logos dos Parceiros