O Dia Mundial da Água, comemorado anualmente em 22 de março, é uma data estabelecida pela ONU em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Rio-92.
Desde então, é celebrado todos os anos, com um tema específico para orientar as ações e debates relacionados ao uso e à preservação da água, e com o objetivo de consciencializar a população sobre a importância deste recurso natural e promover a sua gestão sustentável.
Neste ano de 2025 o tema é a Preservação dos glaciares.
Os glaciares estão a derreter mais depressa do que nunca e à medida que o planeta aquece, a área gelada está a encolher, tornando o ciclo da água mais imprevisível.
Para milhares de milhões de pessoas, os fluxos de água de degelo estão a mudar, provocando inundações, secas, deslizamentos de terras e a subida do nível do mar. Inúmeras comunidades e ecossistemas estão em risco de devastação.
À medida que trabalhamos em conjunto para mitigar e adaptarmo-nos às alterações climáticas, a preservação dos glaciares é uma prioridade máxima. Temos de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para abrandar o recuo dos glaciares e, além disso, temos de gerir a água de fusão de forma mais sustentável.
Salvar os nossos glaciares é uma estratégia de sobrevivência para as pessoas e para o planeta!