O tema para a realização de ações no âmbito da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE 2024 é “Espaço Público Partilhado”.
Com mais de 70% dos europeus a viver em zonas urbanas, o espaço público tornou-se escasso em muitas cidades.
Um local com suficiente espaço para todas as pessoas, para a deslocação dos vários modos de transporte e para a realização de diversas atividades, oferece mais equidade social, mais segurança rodoviária, menos ruído, menos poluição atmosférica e uma melhor qualidade de vida. Por conseguinte, a partilha do espaço público traz muitos benefícios para a sociedade.
As pessoas mais vulneráveis são alvo de 70% das mortes que ocorrem nas estradas urbanas, pelo que é essencial dar prioridade a este grupo na afetação do espaço público.
Para incentivar as pessoas a andar a pé e de bicicleta com mais frequência deve haver mais infraestruturas de alta qualidade e apropriadas a essa locomoção e, regras de trânsito que deem prioridade aos peões e aos ciclistas.
As autoridades públicas dispõem dos instrumentos necessários para implementar mudanças nas políticas e infraestruturas que apoiem uma mudança permanente para a mobilidade sustentável.
Em última análise, as cidades em que vivemos são moldadas pelas escolhas individuais que fazemos. Devemos pois trabalhar em conjunto para melhorar o Espaço Público Partilhado!
Este tema tem como objetivos:
- Melhorar a qualidade de vida urbana e promover infraestruturas centradas nas pessoas
- Complementar outras iniciativas da UE, como o REPowerEU (pretende pôr fim à dependência da europa dos combustíveis fósseis russos, poupando energia, diversificando o aprovisionamento e acelerando a transição para as energias limpas) e o Pacto Ecológico Europeu (pretende que, até 2050, o continente europeu seja o primeiro continente com impacto neutro no clima)
- Facilitar a utilização de modos de transporte mais limpos e promover a mudança de comportamentos, fornecendo infraestruturas, redes, condições e destinos adequados para uma mobilidade ativa e utilização de transportes públicos
Já se encontra disponível a versão em pt, da Ficha temática, "Thematic fact Sheet", e que já pode consultar aqui.
À semelhança das últimas edições, o slogan deste ano mantém-se “Combina e Move-te!” com o foco em:
A "multimodalidade" no sector dos transportes, ou "transporte multimodal", é a utilização de diferentes modos (ou meios) de transporte na mesma viagem. O conceito aplica-se tanto ao transporte de mercadorias como ao transporte de passageiros e aos modos suaves, como andar a pé, utilização de bicicleta, e-scooters, entre outros. A multimodalidade aproveita as vantagens específicas de cada modo de transporte como uma mais-valia, tais como: conveniência, velocidade, custo, confiabilidade, previsibilidade, etc. e que, em combinação entre si, podem oferecer soluções de transporte mais eficientes (para pessoas e bens) que ajudarão a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego e ainda tornar todo o setor mais ecológico, mais seguro e eficiente em termos de custos, nunca esquecendo os benefícios que tais opções trazem à saúde e qualidade de vida das pessoas.