- Proponham uma nova solução capaz de demonstrar benefícios claros para o ambiente ou para o clima, isto é nos domínios da gestão de resíduos, economia circular, eficiência de recursos, mitigação das alterações climáticas e da água;
- Estes projetos devem ter um nível técnico e empresarial que lhes permita implementar a sua solução em condições próximas do mercado (isto é, a nível industrial ou comercial) durante a duração do projeto;
Em termos comerciais o conceito “tecnologias limpas” pode soar mais familiar, mas estamos basicamente a falar do mesmo conceito.
O Programa LIFE pode financiar o projeto até 60% da despesa elegível. Qualquer pessoa coletiva registada na União Europeia pode apresentar uma proposta. Para projetos “close-to-market”, a Comissão Europeia espera principalmente candidaturas de empresas privadas - de pequenas empresas a grandes indústrias.
Cada proponente pode decidir a duração e o orçamento do projeto e se quer gerir o projeto por conta própria ou unir forças com parceiros do seu próprio país ou de outro Estado-Membro.
Os candidatos interessados devem considerar a possibilidade de se candidatar aos projetos tradicionais nas seguintes áreas prioritárias:
Os candidatos que pretendam elaborar um projeto para candidatar ao financiamento LIFE, no âmbito da Call 2017 lançada no passado dia 28 abril, deverão considerar a possibilidade de participar quer no evento comemorativo dos 25 Anos do LIFE a realizar no próximos dia 22 de maio de 2017 em Lisboa, quer no evento de informação e de ligação em rede sobre as oportunidades de financiamento LIFE para 2017, que a Comissão Europeia organizará no próximo dia 31 de Maio de 2017 em Bruxelas.
Poderá consultar mais informação aqui.