Projeto CaPonLitter

Instrumentos > Monitorização do lixo marinho > Projeto CaPonLitter

O Projeto CAPonLITTER- Capitalizar boas práticas de gestão costeira e melhorar políticas para prevenir o lixo marinho | Capitalising good coastal practices and improving policies to prevent marine litter.

Visa melhorar políticas e práticas que possam ajudar na prevenção do lixo marinho, muito concretamente daquele que é gerado e descartado pelas atividades de turismo e recreio nas zonas costeiras, particularmente a sua componente de plástico. 

Através da troca de experiências e de conhecimento mútuo ao nível das boas práticas, os parceiros intervenientes neste projeto de cooperação, explorarão formas de melhorar as suas políticas regionais e promover a implementação das melhores práticas, com a participação ativa de atores-chave no processo. 

O projeto envolve autoridades e organizações de: Portugal, Espanha, França, Croácia, Grécia, Bulgária e Alemanha, territórios nos quais o turismo costeiro é uma atividade económica essencial mas também altamente impactada pelo lixo marinho. 

O projeto é coordenado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA) e, em Portugal, conta com a Agência Portuguesa do Ambiente como parceira.

Nessas regiões, o CAPonLITTER resultará em várias comunidades costeiras comprometidas com zero desperdício de plástico, praias e eventos costeiros (festivais, campeonatos de surf, festas) com zero desperdício de plástico, e em planos de gestão para prevenir a geração de lixo marinho e melhorar a recolha e a reciclagem de resíduos nesses locais.

Interreg Europe que apoia financeiramente este projeto em 85%, pretende que cada Região participante consiga influenciar e melhorar as políticas com implicação na redução do lixo marinho pelo que foram delineados os seguintes objetivos específicos:

1) Melhorar as políticas que podem regular e promover melhores desempenhos relativamente aos resíduos de plástico gerados em apoios de praia e outro tipo de estabelecimentos que desenvolvem o seu negócio com o turismo e a utilização das zonas balneares, bem como os associados a eventos recreativos e desportivos em áreas costeiras; 

2) Prevenir e gerir os itens mais críticos; 

3) Envolver os principais atores/partes interessadas (autoridades, utentes e empresas, em particular as relacionadas com as atividades de turismo e recreio nas áreas balneares) aumentando a sensibilização e a promoção de condutas mais responsáveis. 

Um plano de ação - Green book - que incluirá recomendações para prevenir o lixo marinho resultante das atividades de turismo e recreio na zona costeira, será produzido, compilando as boas práticas aprendidas.

*  *  *

1º Workshop Nacional de Stakeholders no dia 08 de janeiro de 2020, na FCT-NOVA (Campus de Caparica)

 

O CAPonLITTER tem como principal objetivo a melhoria de instrumentos políticos e financeiros para promover boas práticas em matéria de resíduos de atividades turísticas costeiras. Irá atuar em três principais eixos de trabalho: as "Praias Zero-Resíduos", os "Eventos Costeiros Zero-Resíduos" e as "Comunidades Costeiras Zero-Resíduos".

Este primeiro workshop pretende reunir todas as partes interessadas que desejem trabalhar em conjunto com os parceiros nacionais para alcançar os objetivos do projeto.