Passar para o conteúdo principal

Portugal participa na Primeira Missão IRRS da AIEA à Tailândia

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) iniciou a primeira Missão Integrated Regulatory Review Service (IRRS) à Tailândia, com o objetivo de avaliar e reforçar a infraestrutura regulamentar do país para a segurança nuclear e radiológica.

Uma equipa composta por 15 peritos internacionais de 14 países, juntamente com três membros da AIEA, encontra-se em Banguecoque para esta missão de duas semanas, que decorre de 3 a 14 de fevereiro de 2025.

A Secretária-Geral Interina do Gabinete de Átomos para a Paz (OAP), Ms Pennapa Kanchana, deu as boas-vindas formais à equipa IRRS, liderada por perito da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na qualidade de Team Leader, e por perito da Autoridade Francesa para a Segurança Nuclear e Radioproteção, como Deputy Team Leader.

 

A equipa nacional conta ainda com a participação de um segundo perito da APA, reforçando assim a contribuição de Portugal para esta missão internacional.

O âmbito da missão inclui a avaliação de toda a infraestrutura regulamentar para a segurança nuclear e radiológica na Tailândia, abrangendo a preparação e resposta a emergências radiológicas, bem como a gestão das interfaces entre segurança nuclear e proteção física.

No final da missão, a equipa IRRS entregará um relatório às autoridades tailandesas, contendo recomendações e sugestões para o reforço do quadro regulamentar, assim como uma compilação das boas práticas identificadas durante a revisão.

As missões IRRS são um dos principais instrumentos da AIEA para fortalecer os sistemas de regulação da segurança nuclear e radiológica nos seus Estados-Membros, promovendo a harmonização de abordagens e a melhoria contínua da regulação a nível global.

Logos dos Parceiros