Decorreu, entre 25 de novembro e 4 de dezembro, no Ghana, uma missão da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), com vista a realizar uma revisão por pares da infraestrutura reguladora de segurança nuclear e proteção radiológica (Missão IRRS). A missão, que teve uma duração de doze dias, foi solicitada pelo Governo do Ghana e acolhida pela Nuclear Regulatory Authority (NRA), a autoridade reguladora do país, e contou com a participação da APA.
A equipa escolhida pela AIEA para a missão foi composta por doze elementos séniores das autoridades competentes de treze países, incluindo Portugal, e por três elementos daquela organização internacional.
Presentemente, no Ghana, são utilizadas fontes de radiação para fins médicos, industriais e de investigação. O país opera ainda um reator de investigação, e está a preparar a sua infraestrutura nacional para acolher uma central nuclear prevista para entrar em operação na década de 2030. Estes preparativos envolvem, em primeira linha, a capacitação e o reforço das competências da sua autoridade competente.
O relatório da missão será publicado no website da Agência Internacional de Energia Atómica.
Aceda aqui para mais informação.