A Agência Portuguesa do Ambiente promoveu, dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, o 10.º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água JOVEM (ERVAA JOVEM) destinado aos 314 alunos da Escola EB23 da Guia, do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente, no Algarve.
O projeto “Voluntariado Ambiental para a Água” (VAA) visa promover a educação para a conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce e de águas costeiras e de transição, através da realização, por voluntários, de campanhas de monitorização e valorização dos recursos hídricos no Algarve.
Neste ERVAA Jovem foi destacado o ODS 14 – Oceanos, Mares e Recursos Marinhos (3 paragens), chamando a atenção para a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.
Tendo por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os alunos foram desafiados a refletir sobre a “Casa Comum” e a “Fazer a sua parte”.
Foram dinamizadas sessões de curta duração pelos 9 parceiros do evento e pela equipa da APA-ARH Algarve que dinamizou 4 “Paragens”:
- os ODS e a nossa Casa Comum;
- o ODS 2 – Combate ao Desperdício Alimentar;
- o ODS 6 – Aliança pela Água;
- e por último, o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Por força da atual crise de escassez de água no Algarve, o ODS 6 – Água Potável e Saneamento foi igualmente tratado.
Para além da componente de educação para a sustentabilidade, esta Agência tem assegurado ações nos domínios da proteção, valorização e utilização sustentável dos recursos hídricos do litoral, nomeadamente na componente de monitorização, visando a mitigação do risco de erosão e de inundações costeiras, ou a atuação preventiva na bacia hidrográfica para redução da afluência de poluentes, como os plásticos e os microplásticos.