A remoção pioneira de um açude no rio Alviela, no distrito de Santarém, em abril do ano passado, venceu o Prémio Internacional ‘Dam Removal’ 2023, distinção ocorrida a 16 de abril, nos Países Baixos. Uma votação online elegeu projeto português no valor de 15 mil euros.
Este prémio é atribuído pela Dam Removal Europe, uma coligação apoiada por diversas organizações que tem como objetivo a remoção das barreiras fluviais destituídas de funções, para que se alcance uma maior conectividade dos rios, permitindo a deslocação de peixes e a passagem dos sedimentos.
O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, em abril de 2023, completou o projeto de restauro de um troço de 100m do rio Alviela, estabilizando margens, recuperando a galeria ripícola e restabelecendo a conectividade fluvial em 3,3 km através da remoção do Açude de Vaqueiros, impulsionando a restauração da conectividade dos rios europeus. A reabilitação fluvial assegura benefícios ecológicos, como a recuperação do sistema natural, aumentando a biodiversidade e o fluxo de peixes migradores e sedimentos, mas também sociais e económicos, como a criação de espaços de recreio e lazer.
Esta iniciativa desta ONGA nacional contou com o apoio da APA.
O prémio é organizado pela Dam Removal Europe, pela World Fish Migration Foundation, pelo Banco Europeu de Investimento, pela The Nature Conservancy e apoiado pela Dutch Postcode Lottery e pela Forest Peace Foundation.