No âmbito do protocolo estabelecido entre a PSP – Polícia de Segurança Pública e a APA- Agência Portuguesa do Ambiente realizou-se um curso de formação para 72 polícias da Polícia de Segurança Pública e para outros 8 formandos de diversas entidades, incluindo da Procuradoria Geral da República, da Polícia Marítima, da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e da Provedoria dos Animais do Município de Lisboa.
Com uma vasta abrangência temática, englobando as vertentes teórica e prática, e com a colaboração com mais 3 entidades da Administração Central, a ação de formação teve um total de 75 horas formativas.
A estrutura curricular do curso foi concebida e adaptada ao perfil dos formandos para os dotar dos conhecimentos necessários ao bom desempenho no âmbito da missão da PSP que tem, entre outras, o dever de assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à proteção do Ambiente, bem como prevenir e investigar os respetivos ilícitos.
A Agência Portuguesa do Ambiente tem competências institucionais nos domínios da educação ambiental, assim como na promoção, formação e sensibilização ambiental, diretamente ou em parceria com outras entidades. Para isso desenvolve atividades formativas direcionadas para as diferentes temáticas ambientais, facultando conteúdos com rigor técnico e científico e promovendo um leque de ações diversificado junto de diferentes agentes e setores da sociedade.