A APA participou, entre os dias 8 e 12 de maio, num exercício internacional, integrando uma Força Operacional Conjunta (FOCON) juntamente com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Guarda Nacional Republicana, num total de 22 elementos.
O exercício foi organizado pela Autoridade Norueguesa de Radiação e Segurança Nuclear (DSA) e pela Autoridade Norueguesa de Proteção Civil (DSB) e pretendeu testar e verificar a preparação e resposta em caso de acidente nuclear ou radiológico no norte da Noruega.
O cenário foi um acidente marítimo com um navio de propulsão nuclear, que ocorreu junto à costa no norte da Noruega, com grande impacte no mar e em terra, o que exigirá uma resposta local, regional e nacional, bem como a necessidade de assistência internacional.
Perante o pedido de assistência internacional, Portugal, Dinamarca, Islândia e Suécia disponibilizam capacidades de monitorização, recolha de amostras, descontaminação e modelação, para reforçar a capacidade do país afetado.