Passar para o conteúdo principal

Partes da Convenção do Ar acordam em rever Protocolo de Gotemburgo

As Partes da Convenção da UNECE sobre a Poluição Atmosférica Transfronteiriça a Longa Distância (Convenção do Ar), de que fazem parte países do continente Europeu e da América do Norte, concordaram em rever o Protocolo para Reduzir a Acidificação, a Eutrofização e o Ozono Troposférico (Protocolo de Gotemburgo).  Esta decisão ocorreu na 43.ª reunião do órgão Executivo da Convenção, em Genebra de 11 a 14 de Dezembro, em que a APA participou como ponto focal nacional.

O recente relatório de revisão do Protocolo de Gotemburgo, que avaliou a sua eficácia face aos objetivos de redução e aos danos provocados, concluiu que, embora tenham sido alcançadas reduções de emissões, os países da região Pan-Europeia e da América do Norte deverão sofrer danos a longo prazo causados pela poluição atmosférica na saúde humana, nos ecossistemas, na produtividade das colheitas e no clima.  

Os esforços atuais não são suficientes para evitar esses efeitos nocivos, sendo necessário medidas mais específicas de redução das emissões em sectores como a agricultura, a energia, os transportes particularmente o marítimo, bem como mudanças societais abrangentes em domínios como a alimentação e o aquecimento doméstico. Além das reduções adicionais necessárias nas emissões de óxidos de azoto (NOx), compostos orgânicos voláteis (COV) e metano (CH4) na região, também são necessárias reduções globais de CH4 para reduzir eficazmente o ozono troposférico (O3).

Pode consultar aqui uma síntese dos resultados.

Logos dos Parceiros