Passar para o conteúdo principal

APA participou na reunião do Comité Local de Informação da Central Nuclear de Almaraz

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) participou a 14 de fevereiro na XXII reunião do Comité Local de Informação da Central Nuclear de Almaraz (CNA). Este encontro, coordenado pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico de Espanha (MITECO), permite à organização estreitar os seus laços com o público e com as diferentes entidades da área sobre questões relacionadas com a segurança nuclear e proteção radiológica.

O Conselho de Segurança Nuclear de Espanha (CSN), por meio da gestora de projetos da CNA, Mónica Alonso, apresentou a avaliação da operação da central no último ano. Alonso explicou que o proprietário da instalação notificou o regulador de sete eventos em 2022, três na unidade I e quatro na unidade II. Nenhum evento foi significativo para a segurança da Central, por isso foram classificados como nível 0 na Escala Internacional de Eventos Radiológicos e Nucleares (INES).

A gestora do projeto fez uma breve revisão do Sistema Integrado de Supervisão de Centrais Nucleares (SISC), em uso em Espanha, ferramenta básica de controlo deste tipo de instalações, e salientou que em 2022 foram realizadas 121 inspeções a centrais nucleares espanholas, das quais 22 à CNA. Nesse período, 35 constatações foram categorizados como “importância muito baixa para a segurança”, 14 comuns às duas unidades, seis da unidade I e uma da unidade II. Por seu turno, o Diretor da CNA apresentou os acontecimentos mais significativos ocorridos na central desde a última reunião, dando detalhes sobre a sua produção e estado geral.

 

Logos dos Parceiros