A APA integra a delegação nacional à Reunião de Revisão da Convenção de Segurança Nuclear da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), que teve início na segunda-feira em Viena, na Áustria. A reunião, que ocorre a cada três anos, visa avaliar o estado atual da segurança nuclear em todo o mundo e propor medidas para aumentar a segurança nuclear no futuro.
A delegação portuguesa é constituída por diplomatas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e por especialistas da APA. Na apresentação do relatório nacional pela APA, que tem lugar hoje, quinta-feira, Portugal vai partilhar as suas experiências e discutir como aumentar ainda mais a segurança nuclear no país e no mundo. A participação de Portugal no encontro visa reforçar o compromisso do país com a segurança nuclear e contribuir para o debate mundial sobre o tema.
A Convenção de Segurança Nuclear da AIEA é o principal instrumento internacional para promover a segurança nuclear em todo o mundo. A convenção, que foi adotada em 1994 e entrou em vigor em 1996, estabelece padrões e diretrizes para a segurança nuclear em todos os estágios do ciclo de vida das instalações nucleares.
Portugal é um membro ativo da AIEA e tem um histórico de compromisso com a segurança nuclear.
A Reunião de Revisão da Convenção de Segurança Nuclear da AIEA termina a 31 de março e conta com representantes de mais de 170 países.