Roteiro Nacional de Baixo Carbono (RNBC)

Políticas > Alterações Climáticas > Mitigação > Roteiro Nacional de Baixo Carbono (RNBC)

O Roteiro Nacional de Baixo Carbono (RNBC) tem como objetivo o estudo da viabilidade técnica e económica de trajetórias de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em Portugal até 2050, conducentes a uma economia competitiva e de baixo carbono.

A análise efetuada permite concluir que é possível definir para Portugal trajetórias de redução das emissões nacionais de GEE até 2050 da ordem de 50% a 60%, face aos níveis de 1990. Esta redução é progressiva e acentua-se na década de 40.

O estudo conclui ainda que todos os setores de atividade têm potencial de redução de emissões, em particular o setor da energia.

Para as trajetórias de baixo carbono, contribuem uma maior eficiência energética associada à introdução de novas tecnologias, uma gestão mais eficiente dos recursos e uma crescente eletrificação acompanhada de uma maior penetração de fontes de energia renovável.

Os impactes na economia de trajetórias de baixo carbono são pouco significativos e os custos para Portugal de estão dentro das possibilidades do país. Por outro lado a adoção de trajetórias de baixo carbono traduzem um conjunto de benefícios adicionais:

  • Menor dependência energética, atingindo em 2050 valores da ordem do 50%;
  • Poupança na balança comercial de produtos energéticos que pode atingir em 2050 valores de 500-1200 M€;
  • Geração emprego verde;
  • Incentivo à investigação e desenvolvimento;
  • Redução custos de dano que pode atingir 240 M€ em 2050;
  • Redução de emissões acidificantes;
  • Melhor saúde pública.

A visão subjacente ao RNBC está alinhada com o objectivo da União Europeia de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 80-95% em 2050, face aos níveis de 1990, no sentido de concretizar uma transição para uma economia competitiva e de baixo carbono. A sua elaboração enquadrando-se na orientação estratégica do Roteiro Europeu de Baixo Carbono.


Documentos 

Roteiro Nacional do Baixo Carbono 2050 (RNBC) - Resumo

Roteiro Nacional do Baixo Carbono 2050 (RNBC) - Completo

Anexos do RNBC

Apresentação Pública RNCB - PT

Apresentação Pública RNCB - EN

 

Relatório Técnico - Energia e Resíduos

Energia e Resíduos - Anexos

 

Relatório Técnico - Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta

Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta - Anexo 1

Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta - Anexo 2

Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta - Anexo 3

Uso do solo, alteração do uso do solo e floresta - Tabelas e gráficos

 

Legislação

Resolução do Conselho de Ministros n.º 93/2010, de 26 de Novembro, determina a elaboração do Roteiro Nacional de Baixo Carbono (RNBC) e de planos sectoriais de baixo carbono para cada Ministério, bem como do Programa Nacional para as Alterações Climáticas 2020/2030 (PNAC 2020/2030).