A rede laboratorial da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) obteve em 2024 o melhor desempenho de sempre nas auditorias externas promovidas pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC).
Ao longo de duas semanas (04 a 18 de outubro) foram avaliadas as áreas da gestão da rede laboratorial, incluindo gestão da qualidade e planeamento, e as áreas técnicas de química geral, química orgânica, metais, biologia e microbiologia e qualidade do ar.
Estes resultados são fruto do compromisso crescente com a qualidade do trabalho produzido e do profissionalismo e empenho dos colaboradores da Rede laboratorial da APA, que diariamente contribuem para a consolidação e melhoria do modelo de gestão implementado.
A rede laboratorial da APA é composta pelo Laboratório de Referência do Ambiente (LRA) e pelos laboratórios regionais, inseridos nas respetivas regiões hidrográficas - Norte, Centro, Alentejo e Algarve - funcionando o LRA como laboratório central e os laboratórios regionais, estruturas mais pequenas, como laboratórios de primeira linha de apoio regional.