Skip to main content

Sistema de Administração do Recurso Litoral - SIARL

O Sistema de Administração do Recurso Litoral (SIARL) é um geoportal que sistematiza a informação mais relevante sobre o litoral português para apoiar a decisão política e técnica a diferentes níveis da administração (local, supralocal e nacional), beneficiando de parcerias com as instituições com competências na zona costeira nas áreas do ambiente, mar, economia, investigação e defesa, e com as autarquias.

Pretende-se com este sistema possibilitar uma gestão integrada e sustentável da zona costeira continental, ampliando o conhecimento sobre os riscos existentes e os que se perspetivam em cenários de alterações climáticas.

Este sistema foi concebido para facilitar o acesso à informação, nomeadamente por parte dos organismos com competências no litoral, permitindo a interoperabilidade dos dados e dos utilizadores e a articulação com outros sistemas de informação.

O SIARL inclui informação relativa a usos do solo, ocorrências, nomeadamente tempestades extremas e efeitos relacionados com o avanço das águas, intervenções costeiras, domínio hídrico e serviços geográficos. O sistema permite ainda a visualização de fotos oblíquas com séries anuais e integrais dos cerca 900 km de costa e a criação de perfis online de troços de terreno com base em modelos digitais do terreno.