Skip to main content

Encontram-se abertas, até ao dia 31 de outubro (inclusive), as candidaturas ao Prémio SEM podendo aceder aqui à plataforma e clicar em “Apply here!” para ter acesso à candidatura.

Caso estejam interessados, para aceder ao formulário terão que introduzir o mesmo email e a password que utilizam para a inscrição da adesão do município. Importa referir ainda que toda a informação deverá ser facultada em Inglês.

Pode também entrar em “Call for applications” para ter acesso a toda a informação necessária para saber se a participação do seu município reúne todas as condições indispensáveis(*) para se candidatar ao Galardão SEM.

(*)Para concorrer a este Prémio, o município necessita de ter cumprido os 3 requisitos enquanto participante da Semana Europeia da Mobilidade, ou seja, ter vedado uma zona ao tráfego automóvel; organizado uma semana de atividades e implementado, pelo menos, uma medida permanente. A Carta de Compromisso, documento que formaliza a participação do município na campanha, é também necessária para a candidatura.

Recorde-se que existem duas categorias a premiar, a dos grandes municípios (larger municipalities) superior a 100.000 habitantes e a dos pequenos municípios (smaller municipalities) inferior a 100.000 habitantes. Para cada categoria são eleitos os 3 melhores municípios, de entre os quais será premiado um vencedor, a anunciar numa cerimónia a ter lugar em Bruxelas, em Março de 2022.

Para algumas recomendações e informações sobre como organizar a campanha e os aspetos mais relevantes, a que os jurados dão especial atenção na avaliação das candidaturas, disponibiliza-se uma apresentação elaborada por um dos elementos do júri, e apresentada em 2018, num workshop da Semana Europeia da Mobilidade, em Bruxelas assim como o documento “Prémio 2021”.


Prémio da edição anterior (SEM 2020)

A 19 de abril de 2021 realizou-se a cerimónia de entrega dos Prémios de Mobilidade Urbana Sustentável, entre os quais o galardão SEM, altura em que foram revelados os municípios vencedores:

Foi possível acompanhar a transmissão ao vivo deste evento que teve lugar em Bruxelas, e contou com a presença da Comissária Europeia dos Transportes, Adina Valean e do Diretor-Geral Adjunto da DG da Mobilidade e dos Transportes, Matthew Baldwin.