Projeto RIPLANTE

Divulgação > Projetos > Água > Projeto RIPLANTE

O projeto RIPLANTE faculta, de uma forma dinâmica, informação de base e ferramentas para a gestão ou requalificação de ecossistemas ribeirinhos. A ferramenta integra um webSIG com a probabilidade de ocorrência e áreas potenciais de proveniência para espécies lenhosas ribeirinhas ao longo da rede hidrográfica, e disponibiliza documentação relevante como cartografia, uma memória descritiva e um manual de boas práticas para a reprodução de espécies lenhosas ribeirinhas.

O RIPLANTE decorre das obrigações da Diretiva Quadro da Água e da necessidade de aprofundar conhecimentos e disponibilizar informação e ferramentas de apoio a projetos de requalificação de ecossistemas ribeirinhos.

Surgiu no âmbito de um Projeto financiado pela EDP - Energias de Portugal S.A. através do “Fundo EDP para a Biodiversidade – edição 2010”, que decorreu entre outubro de 2011 e dezembro de 2013.

Liderado pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA) teve como parceiros as instituições atualmente designadas por Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Se tiver informação relevante neste âmbito ou sugestões, contacte os serviços da APA através do email geral@apambiente.pt ou do ISA nica@isa.ulisboa.pt, indicando no assunto “website RIPLANTE”.