Informação ao Público

Instrumentos > Emergências radiológicas > Mecanismos de Notificação > Informação ao Público

A Agência Internacional de Energia Atómica colocou à disposição do público em geral, na internet, informações sobre eventos significativos em centrais nucleares, reatores de investigação, instalações do ciclo de combustível nuclear e ocorrências envolvendo fontes radioativas ou transporte de substâncias radioativas.

O Nuclear Events Web-based System (NEWS) é um sistema de comunicação rápida e fundamentada de ocorrências nucleares e radiológicas com interesse para a comunidade internacional. O Sistema foi desenvolvido conjuntamente pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e pela Agência de Energia Nuclear da OCDE (AEN/OCDE) nos princípios de 2001.

O Sistema é utilizado para troca de informações reportadas à Escala Internacional de Ocorrências Nucleares (INES). A informação está disponibilizada no site www-news.iaea.org/news/ e o seu acesso é totalmente livre, tanto pelo público em geral como pelos Meios de Comunicação Social. É fornecida uma descrição das ocorrências, sua classificação na escala INES e comunicados de imprensa tanto no idioma de origem como em inglês.

Os Meios de Comunicação Social podem ainda solicitar o registo no sistema, recebendo então uma identificação de utilizador e password. Nesse caso serão automaticamente notificados por e-mail quando uma nova ocorrência, comunicado de imprensa ou ficha de classificação INES for adicionada à base de dados. Esta notificação é feita diretamente pela AIEA.

Para solicitar o registo, basta solicitá-lo à Agência Portuguesa do Ambiente, fornecendo dados de identificação incluindo obrigatoriamente o endereço de e-mail para onde pretende que seja enviada a notificação de que novas informações foram adicionadas à base de dados.

Para mais informações contacte:
Correspondente Nacional INES:
Telefone: 21 472 82 32
Fax: 21 472 82 31
Correio eletrónico: emernu@apambiente.pt