O que são os Prémios EBAE

Instrumentos > Instrumentos Voluntários de Gestão Ambiental > Prémios European Business Awards for the Environment (EBAE) > O que são os Prémios EBAE

O que são os European Business Awards for the Environment?

Os European Business Awards for the Environment (EBAE) são uma iniciativa que pretende reconhecer e promover organizações que dão um contributo relevante para o Desenvolvimento Sustentável. Os prémios reconhecem as políticas, práticas, processos e produtos de todos os setores de atividade na União Europeia e nos países candidatos, que ajudam a compatibilizar o desenvolvimento económico e social com a proteção do ambiente.

Quando tiveram início?

Os prémios, criados em 1987, para celebração do Ano Mundial do Ambiente, e então designados “European Better Environment Awards for Industry (EBEAFI)”, passaram para “European Awards for the Environment” em 2000 e para a sua designação atual “European Business Awards for the Environment” em 2004.

Estes prémios são atribuídos bienalmente pela Comissão Europeia, reconhecendo assim as empresas que demonstraram o seu compromisso em colocar a proteção do ambiente e o desenvolvimento sustentável como parte integrante do seu modelo de negócios.

Cada país apresentará as candidaturas, num máximo de 4 por categoria e até um limite máximo de 12, e um Júri a nível europeu escolherá os projetos vencedores, de entre todos os recebidos.

Quem pode candidatar-se aos EBAE?

Empresas privadas legalmente registadas num dos 28 Estados-membros e/ou nos países candidatos à adesão e que tenham sido vencedoras dos prémios a nível nacional. As empresas públicas e as ONG’s só podem participar através de parcerias formadas em candidaturas apresentadas por empresas privadas.

Quais são as categorias dos EBAE?

Existem 5 Categorias:

  1. Gestão: são aceites candidaturas de organizações (ou grupo de organizações), cuja visão estratégica e sistemas de gestão permitam melhorar continuamente o seu desempenho ambiental.
  2. Produtos e Serviços: são aceites candidaturas de empresas, que tenham desenvolvido um produto ou serviço inovador com contribuição relevante para a proteção ambiental e a sustentabilidade.
  3. Processo: são aceites candidaturas de empresas, que tenham desenvolvido e implementado uma solução inovadora na área de processo e métodos de produção que proteja o ambiente e contribua para a sustentabilidade.
  4. Cooperação com Países em Desenvolvimento: são aceites candidaturas de parcerias constituídas por, pelo menos, uma empresa privada de Portugal e outra organização do sector privado, público, não-governamental ou académico de um país emergente ou em desenvolvimento, que seja uma relação de negócios e que contribua significativamente para o desenvolvimento sustentável  
  5. Empresas pela Biodiversidade: são aceites candidaturas de modelos de gestão que contribuam significativamente no combate à perda da biodiversidade e que apoiem os ecossistemas naturais.