Principais iniciativas nacionais com vista à participação na 5ª Conferência Ministerial

Políticas > Ambiente e Saúde > No contexto internacional > Principais iniciativas nacionais com vista à participação na 5ª Conferência Ministerial

Principais iniciativas nacionais com vista à participação na 5ª Conferência Ministerial Ambiente e Saúde


1.      Concurso “Ambiente & Saúde” – O papel dos jovens num mundo em mudança

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Direcção-Geral da Saúde (DGS), conjuntamente com o Alto Comissariado da Saúde (ACS) e o Instituto Português da Juventude (IPJ), promoveram o Concurso “Ambiente e Saúde – O papel dos jovens num mundo em mudança”, com vista à selecção de jovens portugueses, com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos, para participarem na 5.ª Conferência Ministerial de Ambiente e Saúde, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em Parma, no ano 2010.

O processo de selecção foi realizado em conformidade com os critérios de apreciação fixados no ponto 7 do Regulamento, pelo Júri do Concurso: Alta Comissária da Saúde, Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, Director-Geral da Saúde e Presidente do Instituto Português da Juventude.

O Júri deliberou que, para além de um Vencedor por Escalão, seria atribuída uma Menção Honrosa. São seguidamente apresentados os premiados do Concurso e identificados os respectivos trabalhos:

 

Vencedores

 

Escalão 1 [16 aos 19 anos] - Filme "Um mundo em mudança"

Catarina Ribeiro, Laura Salavessa e Raquel Canha

[Estudantes do 12º ano do Ensino Secundário]

 

Escalão 2 [20 aos 24 anos] - Poster "CO2, Pólens e Alergias"

Delfim Duarte, Gustavo Lopes e Tiago Gomes

[Estudantes do 4º ano do Ensino Universitário]

 

Menção Honrosa

 

Escalão 1 [16 aos 19 anos] - Filme "Bang! Temos de mudar"

André Barbosa, Patrícia Ferro, Sara Rodrigues

[Estudantes do 12º ano do Ensino Secundário]

 

 

2.      Concurso para jovens jornalistas

Tendo como objectivo catalisar a participação de jovens jornalistas de países europeus para o processo de Ambiente e Saúde, fomentar a formação destes futuros profissionais para esta área temática, assim como aumentar o número e a qualidade dos artigos de imprensa na Região Europeia em Ambiente e Saúde, a OMS estabeleceu uma rede de informação denominada “World Health Young (WHY) Communication Network on Environment and Health.  

No âmbito da 5.ª Conferência Ministerial de Ambiente e Saúde, foi realizado o Concurso WHY que consistiu na elaboração de um artigo jornalístico pelos participantes com principal foco nos desafios de Ambiente e Saúde e no progresso até à data nesta matéria, numa perspectiva nacional. Os vencedores foram conhecidos e premiados durante uma cerimónia que decorreu na referida Conferência. Os artigos vencedores foram incluídos na publicação dos 20 anos do Processo de Ambiente e Saúde na Europa.

A APA e a DGS procederam à divulgação do Concurso WHY media award, através de destaques nos seus portais e pela disseminação de informação, via correio electrónico, a vários meios de comunicação social nacionais.

 

3.      Stand de Portugal

Portugal apresentou na Conferência um stand subordinado ao tema “Portuguese Strategy on Environment & Health”, no quadro da parceria celebrada entre a APA, DGS e ACS, e no qual foi possível visionar um filme de divulgação dos diversos Planos, Programas, Estratégias e Iniciativas nacionais neste contexto, entre os quais se destacam o Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde (PNAAS), o Plano Nacional de Saúde 2011-2016 (em desenvolvimento), o Plano de Acção para a Segurança Infantil (em desenvolvimento), o Plano Nacional de Controlo de Asma, o Plano de Contingência para as Ondas de Calor, e os Planos Locais de Acção em Habitação e Saúde, entre outros. Este stand reuniu ainda posters de várias iniciativas nacionais, disponibilizando aos visitantes uma brochura do PNAAS (em inglês), assim como pens-USB com várias publicações nacionais de Ambiente e Saúde traduzidas, produzidas pelas Entidades nacionais organizadoras do stand.


Documentos

 

Link