Sistemas de Gestão e Infraestruturas
Políticas > Resíduos > Gestão de Resíduos Urbanos > Sistemas de Gestão e Infraestruturas
Sistemas de Gestão e Infraestruturas
A recolha municipal de Resíduos Urbanos (RU), na sua forma básica, envolvia tradicionalmente três operações fundamentais: a recolha, o transporte e a deposição em destino final. Estas operações eram asseguradas pelos sistemas originalmente constituídos pelas autarquias locais. Alguns sistemas mais modernizados já recorriam então a técnicas mais sofisticadas de gestão de resíduos, nomeadamente a triagem e o tratamento.
Um Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) é uma estrutura de meios humanos, logísticos, equipamentos e infraestruturas, estabelecida para levar a cabo as operações inerentes à gestão dos Resíduos Urbanos (RU).
Para a gestão integrada dos RU e prossecução das prioridades que têm vindo a ser definidas na legislação, previram-se dois tipos de entidades: os municípios ou associações de municípios, em que a gestão do sistema pode ser concessionada a qualquer empresa, e as entidades multimunicipais, cujos sistemas são geridos por empresas concessionárias de capitais maioritariamente públicos.
Em 2015 existiam 23 SGRU cobrindo a totalidade do território continental, sendo 12 Multimunicipais e 11 Intermunicipais. Cada um destes sistemas possui infraestruturas para assegurar um destino final adequado para os RU produzidos na área respetiva.
| Multimunicipais | Intermunicipais |
| Valorminho | Ambisousa |
| Resulima | Lipor |
| Braval | Resíduos do Nordeste |
| Resinorte | Ecobeirão |
| Suldouro | Resitejo |
| Valorlis | Ecolezíria |
| Ersuc | Tratolixo |
| Resiestrela | Ambilital |
| Valnor | Gesamb |
| Valorsul | Resialentejo |
| Amarsul | Amcal |
| Algar |
Plano Estratégico para Resíduos Urbanos
O plano estratégico atualmente em vigor, PERSU 2020, estabelece a visão, os objetivos, as metas globais e as metas específicas por Sistema de Gestão de RU e as medidas a implementar no quadro da gestão de resíduos urbanos no período 2014 a 2020, bem como a estratégia que suporta a sua execução.
A monitorização da atividade dos SGRU é efectuada anualmente no Relatório Anual de Resíduos Urbanos (RARU)

