22 de setembro marca, não apenas o último dia da Semana Europeia da Mobilidade, mas também o Dia Europeu Sem Carros.
O Dia Europeu Sem Carros, para além dum gesto simbólico, é um lembrete importante do impacto que as escolhas de transporte têm no ambiente. Ao optarmos por alternativas ao carro, estamos a contribuir para a redução das emissões de carbono e para a preservação de recursos naturais.
A utilização excessiva do carro é uma das principais fontes de poluição atmosférica e de emissão de gases de efeito estufa, contribuindo diretamente para o aquecimento global. Ao reduzirmos o seu uso, diminuímos o lançamento de dióxido de carbono (CO2) e de outros poluentes na atmosfera, o que ajuda a mitigar os efeitos devastadores sobre o clima e os ecossistemas.
A APA é a entidade promotora e coordenadora, a nível nacional, da Semana Europeia da Mobilidade. Nesta edição, aderiram 112 municípios assim como outros por toda a UE. Durante esta Semana, estas localidades incentivaram a experimentar formas alternativas de locomoção, como caminhar, pedalar ou utilizar os transportes públicos. O objetivo não é apenas o de reduzir a poluição do ar e o congestionamento urbano, mas também o de promover um estilo de vida mais saudável e ativo.
Iniciativas de transporte sustentável não são apenas viáveis, mas também essenciais para enfrentar os desafios globais das mudanças climáticas e da poluição.
São vários os benefícios de um ambiente urbano menos poluído:
• melhoria da qualidade do ar;
• diminuição do risco de problemas respiratórios e cardiovasculares;
• preservação da biodiversidade;
• melhoria das condições para o equilíbrio ambiental.
O Dia Europeu Sem Carros é uma oportunidade para os cidadãos perceberem os efeitos prejudiciais das emissões dos veículos e de aumentar a conscientização sobre essas preocupações.