Skip to main content

 

Vivemos numa sociedade de consumo em que o que vestimos, o que calçamos e os acessórios que utilizamos no dia-a-dia, são fruto da moda e tendências cada vez mais efémeras.

Tornou-se comum adquirir várias peças de roupa numa estação, sabendo que na estação seguinte essas roupas serão substituídas por outras. Com a rapidez com que se compra e se deita fora a roupa, a indústria da moda adaptou-se, produzindo em grande escala e rapidamente, e em alguns casos produzindo peças mais baratas e de menor qualidade acompanhando as tendências de cada estação.

O impacto a nível mundial desta nova realidade traz graves consequências para o ambiente, bem como para a sustentabilidade na obtenção de matérias-primas virgens. A Comissão Europeia (na ficha informativa Sustainable and Circular Textiles by 2030, 30 de março de 2022) refere que o consumo europeu de têxteis tem o 4º maior impacto no ambiente e nas alterações climáticas. Urge por isso atuar neste setor!

Tendo como pano de fundo esta realidade, a semana europeia da prevenção de resíduos (EWWE – European Week for Waste Reduction, denominação em inglês) que irá decorrer entre dia 19 e 27 de novembro de 2022 tem como foco os Têxteis circulares & sustentáveis, o lixo está fora de moda!

A Agência Portuguesa do Ambiente enquanto coordenadora nacional da semana da prevenção, apoia e incentiva os cidadãos, organizações privadas, entidades públicas, indústria e ONG’s a participar ativamente na semana da prevenção, sendo a participação de todos importante para alertar e consciencializar a sociedade sobre está temática tão importante – a prevenção de resíduos.

As ações a desenvolver (e a título de exemplo), podem ter como foco:

- A redução do consumo excessivo da moda rápida (Fast fashion);

- Incentivo à utilização de embalagens reutilizáveis, por exemplo garrafas de bebidas, sacos de pano e caixas para alimentos;

- Promoção de hortas comunitárias,

- Combate ao desperdício alimentar,

- Troca e aquisição de artigos em segunda mão; ou

- Workshops ou elaboração de jogos que promovam e incentivem o prolongamento do tempo de vida útil do vestuário/calçado/acessórios, equipamentos elétricas e eletrónicos ou outros artigos através da reparação.

As ações podem ser inscritas a partir de dia 5 de setembro no site da EWWR em https://ewwr.eu/, onde também estão disponibilizadas as regras para participar e os tipos de ações abrangidas salientando-se, desde já, que as ações elegíveis deverão promover a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais e a reciclagem de resíduos. As melhores ações apresentadas a nível europeu serão premiadas em 6 categorias.

No site da EWWR está também disponível em português (ou aqui) informação adicional com dados relevantes sobre os resíduos têxteis bem como o cartaz da semana europeia da prevenção de resíduos.

 

Logos dos Parceiros