Skip to main content

Alentejo_Clima em Escassez Hídrica

O projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” envolve atores da região do Alentejo a adaptação às alterações climáticas e na melhoria da gestão dos recursos hídricos.

Portugal enfrenta grandes desafios no que diz respeito à escassez hídrica, e a região do Alentejo em particular, devido às variações climáticas inerentes ao seu clima mediterrânico e, neste contexto, urge atuar com vista à adaptação do território às alterações climáticas.

Neste contexto, o projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” visa capacitar e sensibilizar diferentes atores da região do Alentejo para intervir no território, em prol da adaptação às alterações climáticas e, em especial, da melhoria da gestão dos recursos hídricos.

Com uma duração de 24 meses, esta iniciativa é cofinanciada pela União Europeia através do Alentejo 2020, envolvendo um investimento total elegível de € 234.399 e beneficiando de apoio do Fundo Social Europeu no montante de € 199.239,15.

 

Rede de Câmaras Municipais do Alentejo pelo Clima e a Água

O 1.º Webinar da Rede de Câmaras Municipais do Alentejo pelo Clima e a Água realizou-se no dia 9 de março de 2022 e foi dedicado ao tema das Boas Práticas de Sensibilização Ambiental sobre as questões da água.

 

O 1.º Encontro Técnico da Rede realizou-se no dia 16 de maio de 2022 e foi dedicado ao tema “Gestão e reabilitação de redes de abastecimento de água e controlo de perdas".

A sessão presencial, que foi acolhida pela Câmara Municipal de Alandroal, contou com intervenções pela Administração da Região Hidrográfica do Alentejo e CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central). A Câmara Municipal do Alandroal, Câmara Municipal de Montemor-O-Novo e Câmara Municipal de Serpa contribuíram com apresentações sobre a sua experiência em projetos na área dos sistemas públicos de abastecimento de água e melhoria da eficiência dos mesmos.

O 2.º Encontro Técnico da Rede coincidiu com uma Ação de Capacitação sobre "Reutilização de Águas Residuais" que decorreu no dia 21 de junho de 2022, em Beja, nas instalações da CIMBAL. A sessão contou com partilhas de experiências por diversas entidades gestoras e utilizadoras de recursos hídricos.

 

Alentejo em escassez hídrica na rádio

Aceda aqui aos podcasts dos programas que passaram na Rádio Pax (12 minutos cada):

1.º programa | Desafios regionais das alterações climáticas, com André Matoso e Afonso do Ó

2.º programa | Resíduo ou recurso? A reutilização de águas residuais tratadas, com Nuno Brôco e Anabela Rebelo

3.º programa | A Água ao longo da história, com Virgílio Lopes

4.º programa | Água nas nossas vidas: testemunhos sobre o passado e o presente, com Helena Rosa

5.º programa | Alterações climáticas, escassez hídrica e a paisagem no Alentejo, com Carlos Pinto Gomes

6.º programa | A água na construção da paisagem, com Maria José Roxo

7.º programa | Cuidar dos rios e ribeiras, da nascente à foz, com Pedro Teiga

8.º programa | Águas subterrâneas: valorizar um recurso que não vemos, com António Chambel

 

Sessões de Capacitação

O projeto tem como um dos seus objetivos capacitar os atores-chaves ao nível regional, através de diversas ações de educação formal e informal, as que abordarão as principais problemáticas ligadas aos recursos hídricos num contexto de alterações climáticas.

Ação de Capacitação sobre Gestão de Riscos na Orla Costeira

No dia 27 de setembro de 2022, decorreu uma ação de capacitação tendo como público-alvo os Serviços Municipais de Proteção Civil do Alentejo Litoral. A sessão, acolhida pela Câmara Municipal de Grândola, contou com duas partes:

  • a primeira parte, em sala, contou com intervenções pela Administração da Região Hidrográfica do Alentejo e pela Autoridade Marítima
  • a segunda parte consistiu em duas visitas para observação de boas práticas de intervenção em litoral baixo arenoso e litoral escarpado, respetivamente, na Praia da Aberta Nova e no Portinho de Porto Covo.

 

Logos dos Parceiros