Passar para o conteúdo principal

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Decorre, de 19 a 27 de novembro, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, este ano com o tema "Têxteis circulares sustentáveis – O lixo está fora de moda!"

Vivemos numa sociedade de consumo em que se tornou comum adquirir várias peças de roupa numa estação, sabendo que na estação seguinte essas roupas serão substituídas por outras, levando ao aumento significativo da produção de resíduos.

A  Comissão Europeia, na ficha informativa Sustainable and Circular Textiles by 2030, 30 de março de 2022, refere que o consumo europeu de têxteis tem o 4º maior impacto no ambiente e nas alterações climáticas. A nível nacional os têxteis representam 3,78% dos RU (dados MRRU 2020). Urge por isso atuar neste setor!

A semana da prevenção pretende promover ações desenvolvidas por cidadãos, indústria, estabelecimentos de ensino, ONG ou entidades públicas, alertando para a necessidade da prevenção e redução de resíduos na Europa, não só durante aquele período, mas idealmente que perdurem no tempo, sendo adotadas como novos hábitos com vista à redução da produção de resíduos.

Pode participar nesta iniciativa, de forma individual ou em grupo. Informe-se sobre as ações que decorrem perto da sua casa aqui.

As melhores ações desenvolvidas serão premiadas em 6 categorias e as inscrições terminam a 13 de novembro.

Estão disponíveis aqui diversos materiais de comunicação.

Saiba mais aqui.
 

Logos dos Parceiros