Passar para o conteúdo principal

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Vai realizar-se de 20 a 28 de novembro mais uma edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) com o tema “Comunidades circulares”.

Nesta iniciativa anual e a que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) se associou desde 2019, enquanto coordenadora e participante, pretendem promover-se ações desenvolvidas por cidadãos, organizações privadas ou entidades públicas, alertando para a necessidade da prevenção e redução de resíduos, na Europa, não só durante o período de 20 a 28 de novembro, mas idealmente que perdurem no tempo, sendo adotadas como novos hábitos com vista à redução da produção de resíduos.

Numa sociedade tão focada no consumo, torna-se importante realçar a necessidade de mudança de hábitos, e procura de alternativas e comportamentos ambientalmente mais sustentáveis e amigas do ambiente. Tanto as comunidades como os indivíduos que dela fazem parte devem unir esforços, encontrar soluções, partilhar ideias, para que em conjunto possam potenciar a redução dos resíduos, alcançar o “desperdício zero” e promover atividades circulares. Se um cidadão pode contribuir de forma positiva para a redução de resíduos, uma comunidade pode mudar padrões de produção e de consumo na sociedade.

Se é uma entidade pública, associação, ONG/ONGA, empresa, estabelecimento de ensino, outro organismo ou cidadão individual e estiver interessado em realizar uma ação de sensibilização sobre a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais, reciclagem ou limpeza de resíduos durante esta Semana Europeia, poderá participar como promotor.

Para participar de forma individual ou em grupo informe-se aqui sobre as ações que decorrem perto da sua casa.

As melhores ações apresentadas serão premiadas em 6 categorias. As inscrições, no site da EWWR, terminam às 10h00 do dia 15 de novembro.

Estão disponíveis aqui diversos materiais de comunicação como pósteres, infografias, vídeos e jogos, em várias línguas.

Saiba mais aqui.

Participe!

EWWR