Passar para o conteúdo principal

Dia Nacional da Água - 1 de outubro

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinalou a 1 de outubro o Dia Nacional da Água promovendo uma sessão técnica sobre “A importância da gestão da água”.

A iniciativa, que decorreu no auditório da APA, na Amadora, reuniu diversos técnicos numa jornada de reflexão sobre os desafios da gestão de recursos hídricos num cenário de alterações climáticas. 

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática encerrou a sessão, que teve transmissão em direto no canal de YouTube da APA.

Durante o dia, os departamentos descentralizados da APA com competência em matéria de recursos hídricos promoveram diversas iniciativas evocativas do Dia Nacional da Água nas cinco regiões.

Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Norte assinou a consignação da empreitada de reabilitação da galeria ripícola dos afluentes da Albufeira do Carrapatelo com influência na zona crítica da Régua. A iniciativa decorreu no local da intervenção, na foz da Ribeira da Meia Légua, na Régua.

A ARH do Centro promoveu, em conjunto com o município de Águeda, um dia aberto às escolas com o objetivo de sensibilizar para a importância da gestão da água e preservação dos recursos hídricos. A sessão decorreu no Laboratório de Rios, no Parque da Boiça em Águeda.

A ARH do Tejo e Oeste organizou uma saída de campo que pretendeu acompanhar do trabalho desenvolvido pelos vigilantes da natureza na monitorização do rio Tejo, com medição em campo de parâmetros de qualidade da água e deslocação por barco à sonda automática na albufeira do Fratel. 

Nas Caldas da Rainha esteve patente ao público uma exposição multimédia sobre a intervenção de dragagens na zona superior da lagoa de Óbidos. Tratou-se de uma ação promovida pelo Departamento do Litoral e Proteção Costeira que puderam ser vistas no estaleiro da obra, nas Caldas da Rainha.

A ARH do Alentejo apresentou publicamente o projeto “Alentejo, Clima em escassez hídrica”. 

AARH do Algarve promoveu, no âmbito do Festival Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres, uma ação de voluntariado de arranque de chorão-das-praias na Fortaleza de Sagres.

Consulte aqui o programa.

Em paralelo, decorreu durante todo o dia o desafio #BLUE4WATER, desafio às comunidades escolares e rede de parceiros para se vestirem de azul nesse dia e partilharem no Instagram do  Voluntariado Ambiental Algarve e nas suas redes sociais o que fazem para poupar água e/ou incrementar o uso eficiente da água, através de vídeos, fotografias, textos e performances.

#Blue4Water

#voluntariadoambientalalgarve

#fazeranossaparte

#apa

#pouparagua