Skip to main content

Formação e sensibilização

A formação é uma ferramenta indispensável na sociedade atual, que se pretende informada e participativa. A APA tem competências institucionais nos domínios da educação ambiental, formal, não formal e informal, assim como na promoção, formação e sensibilização ambiental, diretamente ou em parceria com outras entidades. Para isso desenvolve atividades formativas direcionadas para as diferentes temáticas ambientais, facultando conteúdos com rigor técnico e científico e promovendo um leque de ações diversificado junto de diferentes agentes e setores da sociedade.

GNR/SEPNA e GUARDAS FLORESTAIS

No âmbito do da vigência do Protocolo de Colaboração, assinado em 4 de Dezembro de 2009, entre a APA e a GNR esta Agência tem assumido a responsabilidade de assegurar diversas ações de formação em Ambiente. Esta formação tem contado com a participação, da Inspeção-Geral do Agricultura, Mar, Ambiente e do Ordenamento do Território, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e do Instituto de Socorros a Náufragos.

A estrutura curricular da formação específica no domínio do Ambiente foi concebida e está adaptada ao perfil dos formandos, quer sejam Oficiais, Sargentos ou Guardas do SEPNA, bem assim como na componente ambiental dos cursos de formação dos Guardas Florestais, dotando-os dos conhecimentos necessários para um desempenho eficaz no domínio da prevenção e da fiscalização relacionadas com o cumprimento das políticas e das normas de ambiente, no território nacional.

O desenvolvimento da formação compreende sessões teóricas e práticas. Nos diversos módulos da formação lecionada participam técnicos superiores da APA e dos outros organismos públicos referidos.

 

PSP/BRiPA

A APA tem-se responsabilizado por assegurar a formação em Ambiente solicitada pela PSP para as suas Brigadas de Proteção Ambiental. Esta formação específica tem contado com a participação, da Inspeção-Geral do Agricultura, Mar, Ambiente e do Ordenamento do Território, do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

A estrutura curricular da formação foi concebida e adaptada ao perfil dos formandos para os dotar dos conhecimentos necessários ao bom desempenho no âmbito da missão da PSP que tem, entre outras, o dever de assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à proteção do Ambiente, bem como prevenir e investigar os respetivos ilícitos.

Em 12 de abril de 2018 foi outorgado um protocolo entre a PSP e a APA que visa estabelecer uma maior cooperação institucional na vertente técnico-profissional.

 

Outras ações de formação

São diversas as ações de componente formativa e de sensibilização ambiental a que a APA tem sido solicitada, quer a organizar quer a participar.

A este propósito destacam-se:

  • Marinha, através da Escola de Tecnologias Navais;
  • Exército, através da Escola das Armas;
  • Força Aérea;
  • Unidade de Intervenção da GNR;
  • Organismos da Administração Central;
  • Organismos da Administração Regional;
  • Polícia Municipal;
  • Ordem dos Engenheiros;
  • Sapadores Bombeiros.

No âmbito de programas de Educação Ambiental, a APA participa ainda de ações de formação dirigidas a:

  • Municípios
  • Freguesias
  • Comunidades escolares
  • Hotelaria