A promoção e organização da Semana Europeia da Mobilidade requer um elevado nível de coordenação entre os diferentes níveis da Administração e os diferentes agentes socioeconómicos.
A coordenação europeia da campanha baseia-se numa parceria entre um consórcio (EUROCITIES, Polis, ICLEI) e os coordenadores nacionais (representantes de ministérios e agências dos países envolvidos) e associações/organizações europeias e internacionais, com o apoio político e financeiro da Comissão Europeia, Direção-Geral da Mobilidade e Transportes.
Enquanto o consórcio faz a gestão corrente e a promoção da iniciativa a nível europeu, os coordenadores nacionais desempenham um papel fulcral pois tentam dar resposta às necessidades regionais e/ou locais nos seus países, garantindo a promoção da campanha, divulgação dos instrumentos de trabalho e das linhas de orientação e metodologias comuns definidas, a avaliação, enquadradas pela mensagem política.
Nenhuma autoridade local conseguirá atingir individualmente uma mobilidade sustentável. É um longo processo que requer não só apoio político como também parceiros empenhados. Esta é a razão pela qual a Semana Europeia da Mobilidade encoraja as autoridades locais a formarem parcerias e a envolverem, o mais possível, atores locais. Assim, espera-se que todas as autoridades locais procurem os seus próprios parceiros locais que têm um papel relevante nos diversos eventos e que coordenem toda a preparação da Semana Europeia da Mobilidade em estreita cooperação com eles. Sugere-se que, para formalizar as parcerias, se preencha a "Carta de Adesão para Parceiros".