Skip to main content

A previsão da qualidade do ar e respetiva divulgação constitui uma ferramenta importante que permite antecipar a informação relativa à qualidade do ar numa determinada região e deste modo proteger a população dos efeitos mais severos de más condições de qualidade do ar através da adoção de medidas de redução de exposição, em especial pelos indivíduos mais sensíveis.

A previsão da qualidade do ar para o dia atual e para o dia seguinte visa garantir a disponibilização ao público de informação sobre os níveis previstos dos poluentes relevantes em todo o território nacional.

Este serviço foi desenvolvido pela Universidade de Aveiro com recurso a modelos de previsão numérica, que capacitam o fornecimento diário de dados para a formulação do índice de qualidade do ar, complementado sempre que necessário por dados de previsão proveniente do Serviço de Monitorização Atmosférico Copernicus da União Europeia (CAMS).

Os resultados da previsão podem ser consultados através do sistema de informação Qualar e através da aplicação de telemóvel desenvolvida para fornecer acesso a informação relativa à qualidade do ar em Portugal (app Qualar).

Figura: Ilustração da interface de visualização da App QualAr com o resultado da previsão de índice fraco de qualidade do ar (screenshot da esquerda) e do respetivo aviso e conselhos de saúde (screenshot do meio). Previsão proveniente do Serviço de Monitorização Atmosférico Copernicus da UE - CAMS (screenshot da direita)