Skip to main content

O índice de qualidade do ar traduz de uma forma fácil e compreensível o estado da qualidade do ar e o conhecimento dos seus resultados, permite adequar comportamentos e ações no sentido da proteção da saúde humana, especialmente dos grupos mais sensíveis da população.

Em Portugal estão estabelecidos objetivos de qualidade do ar ambiente e limiares de informação e alerta para os níveis de qualidade do ar a curto prazo (horários e/ou diários) e a longo prazo (anuais) relativamente aos poluentes relevantes.

Os objetivos para os níveis de longo prazo são mais restritivos em relação aos de curto prazo, tendo em conta os efeitos graves na saúde que podem resultar de uma exposição prolongada aos poluentes. O índice indica o estado da qualidade do ar a curto prazo, não refletindo a situação de longo prazo (anual).

É determinado diariamente, tendo por base a informação obtida nas estações de qualidade do ar, geridas pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR) no continente e pelas direções regionais do ambiente (DRA) nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O índice QualAr constitui uma classificação baseada nas concentrações de poluentes registadas nas estações de monitorização e representa a pior classificação obtida, traduzida numa escala de cores divididas em cinco classes, de "Muito Bom" a "Mau".

O cálculo (método de cálculo apresentado em Qualar) é efetuado tendo por base as médias aritméticas dos poluentes medidos nas estações de qualidade do ar de acordo com os seguintes critérios:

  • Zonas - é obrigatória a medição dos poluentes ozono (O3) e partículas PM10 ou partículas PM2,5 (partículas de diâmetro igual ou inferior a 10 µm e 2,5 µm);
  • Aglomerações - é obrigatória a medição dos poluentes dióxido de azoto (NO2) e partículas PM10 ou partículas PM2,5 (partículas de diâmetro igual ou inferior a 10 µm e 2,5 µm);

podendo incluir, quando disponível, o poluente SO2.

Figura: Método de cálculo do Índice QualAr para o próprio dia (atual) e para outro dia diferente do atual (histórico)

 

O índice Qualar é apresentado sob a forma de uma escala de cores que traduzem os intervalos das classes de classificação constantes da tabela (expressos em µg/m3):