Passar para o conteúdo principal

Plataforma "Algas na Praia"

A Universidade do Algarve (UAlg) lançou uma plataforma digital denominada “Algas na Praia” para recolher dados sobre o fenómeno do aparecimento e acumulação de espécies invasoras de algas nas praias e areais algarvios, que podem significar desequilíbrios nos ecossistemas marinhos.

O projeto tem a colaboração da APA - Agência Portuguesa do Ambiente dada a relevância do trabalho que esta entidade desenvolve, no âmbito da gestão dos recursos hídricos e, em particular, na gestão das praias durante a época balnear, constituindo, igualmente, uma ferramenta complementar para o projeto do voluntariado ambiental para água.

A plataforma “Algas na Praia” funciona como uma forma de inquérito, para que as pessoas submetam os avistamentos das algas encontradas nas praias, procedendo ao seu registo através de fotografias e que sejam submetidos os dados através da plataforma online.

O objetivo é recolher o maior número de dados sobre as espécies de algas e quais as condições que levam a estes desenvolvimentos de grandes quantidades, sobretudo no verão, ao longo das praias do Algarve.

Os dados recolhidos pelos veraneantes podem ser comunicados na página da plataforma da Universidade do Algarve.