Passar para o conteúdo principal

Metro do Porto - Efetuada reunião da Comissão de Acompanhamento Ambiental

A 1ª reunião da Comissão de Acompanhamento Ambiental dos projetos de construção da linha rosa e da linha amarela da Rede do Sistema de Metro Ligeiro da Área Metropolitana do Porto, realizou-se a 9 de junho.

Presidida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a referida Comissão foi criada através do despacho n.º 5135/2021, de 20 de maio de 2021 e integra, para além de outras entidades relevantes, representantes das entidades competentes no quadro da pós-avaliação dos projetos em apreço.

Assim, estiveram presentes na reunião representantes desta Agência, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, da Direção Geral do Património Cultural, da Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto, do Instituto Superior de Agronomia, dos municípios da área de implantação dos projetos (Porto e Vila Nova de Gaia), do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, das ONG Campo Aberto e Onda Verde, em representação da CPADA e, ainda, do proponente.

Este primeiro encontro visou proceder à operacionalização da Comissão e dar início ao acompanhamento ambiental de ambos os projetos durante a fase de construção, podendo, se necessário, dar continuidade aos seus trabalhos na fase de exploração.

Foi efetuado um ponto de situação pelo proponente do estado da arte dos projetos, designadamente no que se refere aos desenvolvimentos no terreno.

A referida Comissão reunirá numa base trimestral ou, em casos que o justifiquem, noutras datas a identificar, tendo como objetivo o acompanhamento regular destes dois projetos que se revelam de importância estratégica para a região e em particular para os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia.