Apresentação do SOER 2020

A Agência Europeia do Ambiente acaba de publicar o relatório “O AMBIENTE NA EUROPA: ESTADO E PERSPETIVAS 2020” - SOER 2020. Este é o 6º relatório europeu do Estado do Ambiente publicado por aquela agência desde 1995.

O relatório indica que a Europa já realizou progressos significativos, nas últimas duas décadas, em termos de mitigação das alterações climáticas, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa. São também evidentes sinais de progresso noutros domínios, como o combate à poluição do ar e da água e a introdução de novas políticas para fazer face aos resíduos de plástico e reforçar a adaptação às alterações climáticas, a economia circular e a bioeconomia.

Contudo, a atual taxa de progresso não será suficiente para que a Europa alcance, até 2050, a sua visão de sustentabilidade de «viver bem dentro dos limites do planeta», sobretudo se continuar a promover o crescimento económico sem ter em conta os impactes ambientais e sociais. O relatório insta os países europeus, os dirigentes e os decisores políticos a ampliar e acelerar radicalmente, na próxima década, as ações destinadas a colocar a Europa no caminho certo a sustentabilidade e bem-estar.

O SOER 2020 indica sete áreas-chave para tomar medidas para 2030 e 2050:

. Reforçar a implementação, integração e coerência das políticas ambientais existentes.

. Enquadrar, de forma sistémica e a longo prazo, a elaboração de políticas e definição de metas. 

. Liderar a ação internacional rumo à sustentabilidade. 

. Fomentar a inovação em toda a sociedade. 

. Ampliar os investimentos e reorientar o setor financeiro para apoiar projetos e atividades sustentáveis. 

. Gerir os riscos e assegurar uma transição socialmente justa. 

. Reforçar a ligação entre o conhecimento e a ação.