PRTR – reporte em 2019 relativo ao ano de referência de 2018

Informa-se que a submissão do formulário PRTR no SIRAPA irá ser descontinuada, passando a mesma a ser efetuada no SILiAmb.

Estão em curso os trabalhos de migração dos dados de histórico existentes no SIRAPA, sendo de esperar que esta fase decorra durante o mês de agosto. Espera-se poder disponibilizar mais informações no início de setembro.

Entretanto, informa-se que a nova plataforma de reporte apenas recolherá informação diretamente relacionada com o PRTR, pelo que todos os cálculos devem ser efetuados pelos operadores, utilizando as folhas de cálculo fornecidas pela APA.

No caso de operadores que utilizaram o modelo de RAA disponibilizado pela APA podem utilizar os resultados aí obtidos. No caso de operadores que não tenham a obrigação de apresentação de RAA ou que tenham optado por elaborar o RAA com recurso a outro formato, poderão descarregar a folha de cálculo disponível aqui.

Para efeitos de emissões PRTR apenas tem interesse os separadores referentes às emissões de poluentes para o ar, e emissões e transferências de poluentes para a água: 

• Ar - Fontes Pontuais_FF1                           

• Água - Emissões_ED1    

 

Brevemente será disponibilizada uma versão simplificada do ficheiro RAA, bem como de formulário adicional para o cálculo de emissões provenientes de equipamentos convencionais que queimem combustíveis convencionais.

Esperamos contar com a compreensão dos operadores durante esta fase de transição.