APA lança app com informação sobre as praias e qualidade da água

APA lança app com informação sobre as praias e qualidade da água

A Agência Portuguesa do Ambiente lançou a aplicação móvel “Info praia” para smartphones ou tablets, para disponibilização rápida de informação atualizada sobre as praias e a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores do continente. Pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” ou do “App Store”.

São disponibilizados, de forma simples e direta, os dados de classificação anual de cada água balnear, as principais características (tipo de água balnear, existência do galardão bandeira azul e praia acessível, existência de obras, risco de erosão das arribas) e os serviços existentes - restaurantes, apoio balnear, nadador salvador, existência de cadeira anfíbia, entre outros.

Pode ser feita uma pesquisa pelo nome da praia ou uma pesquisa avançada, podendo procurar as praias perto da localização em que se encontra, utilizando a opção “perto de mim” ou escolher o concelho, e ainda associar várias características ou serviços. Para o resultado da pesquisa é ainda possível obter “direções” para chegar mais rapidamente.

Nesta aplicação podem ser definidas as praias favoritas, clicando no “coração” e assim ter sempre em destaque a informação disponível.

Durante toda a época balnear a APA realiza cerca de 6000 análises, para avaliar se as águas continuam aptas para o banho, e através desta aplicação será notificado sempre que forem obtidos os respetivos resultados, sendo que as praias favoritas ficam sempre em destaque.

A informação disponibilizada pela APA é complementada pelos dados de previsão meteorológica diária fornecidos pelo serviço do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Selecione praias vigiadas, com boa qualidade e outras condições importantes para si. Adote práticas de segurança e coloque os seus resíduos no recipiente próprio.

As praias são um bem inestimável e preservá-las é um dever de todos!