Mensagem Conselho Diretivo

Instituição > Mensagem Conselho Diretivo

Boas Vindas do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente

 

A APA é uma organização virada para a sociedade. Resultante da fusão de 9 organismos em 2012 (decreto-lei n.º 56/2012, de 12 de março), tem como missão a gestão integrada das políticas ambientais, de forma articulada com outras políticas setoriais e com um vasto conjunto de parceiros, tendo em vista um elevado nível de proteção e de valorização do Ambiente.


A APA tem competências de monitorização, planeamento e avaliação, licenciamento e fiscalização, sendo por isso o principal regulador ambiental em Portugal. Trabalha em temas como, água e litoral, resíduos, alterações climáticas e ar, ruído, emergências radiológicas, avaliação de impacte ambiental, economia circular, ou educação ambiental, e é responsável pelo Relatório do Estado do Ambiente de Portugal.

A APA conta com cerca de 700 colaboradoras(es), integra 5 Administrações Regionais Hidrográficas e é dotada de uma rede laboratorial acreditada.

Convidamos quem nos visita neste portal a conhecer a Agência Portuguesa do Ambiente, as políticas ambientais que prossegue, os instrumentos que gere e os sistemas de informação que desenvolve.

Comunique-nos eventuais lapsos ou incorreções. Ajude-nos a melhorar!

 

O Conselho Diretivo


Nuno Lacasta - Presidente

Pimenta Machado - Vice-Presidente

Ana Teresa Perez - Vogal

Mercês Ferreira - Vogal