Informação Geográfica

Divulgação > Informação Geográfica

A informação geográfica define-se como um ou vários conjuntos de dados processados e organizados, que registam a localização e a forma de elementos geográficos, podendo ainda incluir outros atributos que caracterizem esses mesmos elementos.

A crescente importância deste tipo de informação deve-se em muito ao desenvolvimento dos Sistemas de Apoio à Decisão, bem como à massificação do acesso à informação por parte dos cidadãos, tornando essencial o carácter espacial dos dados.

Os organismos que antecederam a Agência Portuguesa do Ambiente (Instituto do Ambiente, Direção Geral do Ambiente e Direção Geral da Qualidade do Ambiente), foram pioneiros em Portugal na produção e disponibilização ao público de Informação Geográfica de carácter ambiental, é objetivo da APA manter essa prática, incrementando sempre que possível a quantidade e qualidade da informação, bem como a facilidade de acesso.

 

Atlas Digital do Ambiente

 Atlas do Ambiente

O Atlas do Ambiente, que há mais de 30 anos vem sendo publicado em papel, teve como objetivo disponibilizar ao público um conjunto de informação geográfica de cariz eminentemente ambiental.

O processo de implementação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) tendo como base a informação desse Atlas, foi iniciado em 1987. Atualmente, a versão digital do Atlas do Ambiente integra-se num projeto que pretende ir ao encontro das exigências dos utilizadores, tornando a informação mais acessível, pelo que a sua disponibilização na Internet pareceu um passo lógico nesse sentido.

É constituído já por um grande número de níveis correspondentes a temas essenciais do ambiente, os quais são sobreponíveis, possibilitando uma completa base de trabalho para os SIG.

Visualização e descarregamento dos dados (visualizador/Atlas/Atlas do Ambiente)

 

Rede de Alerta de Radioatividade no Ar

RADNET

A rede RADNET é a rede nacional de alerta de radioatividade no ar, medindo em contínuo a radiação gama no ar. Dispõe de 11 estações instaladas no território continental, uma na Madeira, uma nos Açores, uma unidade autoportada, uma unidade portátil e uma unidade móvel.

Diariamente é disponibilizado, às 11 horas UTC, o valor médio da taxa de dose nas estações da rede fixa.

Em caso de acidente radiológico com contaminação do território nacional, serão divulgados os valores medidos com maior frequência.

Consultar a Informação (Indicadores de Monitorização/Rede de Alerta de Radioactividade no Ar)

Para mais informação sobre este tema clique aqui.