Indicadores-Chave 2009

Divulgação > Publicações > Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (SIDS) > Indicadores-Chave 2009

O Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável - SIDS Portugal - é um instrumento para avaliar e relatar a evolução dos níveis de sustentabilidade do país. Visa contribuir para a melhoria da gestão do desempenho ambiental, económico, social e institucional, e para tornar mais eficientes os processos de sistematização de informação sobre ambiente e desenvolvimento sustentável.

O principal objetivo do "SIDS - Indicadores-Chave", que se pretende de carácter anual, é apresentar de uma forma sucinta e simples, sob a forma de indicadores-chave, informação relevante que permita medir o progresso do país em matéria de sustentabilidade, em todas as suas vertentes.

Selecionaram-se 30 indicadores-chave por se considerar que são fundamentais para facilitar a comunicação com os decisores de topo e com o público em geral. Estes 30 indicadores são um subconjunto do SIDS Portugal editado em 2007, que inclui 118 indicadores, abrangendo 27 temáticas. Assinala-se a relação de cada indicador com os objetivos da Estratégia Nacional do Desenvolvimento Sustentável (ENDS 2015).

A publicação "SIDS - Indicadores-Chave 2009" (ver janela dos anexos) é a primeira publicação deste género.