Medidas de Poupança

Divulgação > Medidas de Poupança

MEDIDAS DE POUPANÇA REFORÇADA NA APA - Resultados de Janeiro a agosto de 2011

Na APA os resultados das medidas de poupança energética são encorajadores: a moderação da utilização do ar condicionado, medida com enquadramento no Programa “Ar Cool” promovido pela Senhora Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, foi uma das medidas que contribuíram significativamente para a redução da factura de electricidade em cerca de 30%.

Na sequência de despacho interno, a Direcção da APA identificou as áreas com potencial de redução de custos, tendo determinado quais as medidas a serem adoptadas pelos funcionários e pelos serviços da APA, tendo em vista a obtenção de resultados efectivos de poupança num curto prazo de tempo.

As áreas identificadas dizem respeito ao consumo energético, de água, de telecomunicações, de consumíveis, de deslocações nacionais e internacionais, de apoio a eventos, de horas extraordinárias e de frequência de acções de formação. A regra da presença dos funcionários nas instalações foi reduzida para as 19h00, bem como se passou a verificar de forma exaustiva o desligar da iluminação das instalações e do equipamento informático e outro fora do horário de expediente. Os funcionários foram sensibilizados para a adopção destas medidas no que respeita ao equipamento a seu cargo.

As deslocações foram hierarquizadas tendo em vista o cumprimento prioritário de compromissos assumidos, por oposição àquelas que se possam efectuar por videoconferência, sistema de que a APA dispõe. Foi adoptada a utilização de transporte público em detrimento dos veículos de serviço, sendo a utilização de táxis de carácter excepcional.

Em simultâneo determinou-se que do lado da Receita fossem tomadas algumas medidas, tais a elaboração de uma Tabela de Preços de prestação de serviços e vendas de bens, disponibilizada no portal externo, bem como medidas mensais de controlo apertado de receita.

De forma a monitorizar o impacto destas medidas, foi criado um Grupo de Trabalho interno, o qual até dia 15 de cada mês produz um relatório referente ao mês anterior com os resultados da aplicação destas medidas.

Dá-se seguidamente nota, em "Anexos", de alguns dos principais resultados positivos, obtidos no no período de Janeiro a Agosto de 2011, para algumas rubricas objecto de monitorização no âmbito do despacho.

Consulte em anexo os resultados da Despesa e Receita - Janeiro a Agosto de 2011.