Remade in Portugal

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O conceito “Remade in Portugal” visa promover a concepção de produtos de grande qualidade estética e funcional, incorporando no seu fabrico mais de 50% de resíduos. O conceito visa demonstrar que podem ser criados produtos de elevado valor a partir do aproveitamento de resíduos como matéria prima, mostrando ao cidadão comum a importância da separação e recolha selectiva de resíduos e as potencialidades de satisfação das necessidades dos consumidores por “produtos verdes”, isto é, produtos que permitem economizar materiais e energia.

A Agência Portuguesa do Ambiente na qualidade de Autoridade Nacional de Resíduos e simultaneamente responsável pela promoção e divulgação dos instrumentos de gestão ambiental reconhece a relevância do conceito “Remade in Portugal” como incentivador da criatividade e da inovação associadas à diferenciação de produtos pela qualidade estética e funcional, redução dos impactes ambientais decorrentes da deposição final de resíduos e a promoção da produção e do consumo sustentáveis.

A congregação dos melhores profissionais da arquitectura e do design, de empresas industriais com créditos reconhecidos e da Administração Pública em torno do conceito “Remade in Portugal”, constitui um exemplo de uma parceria público-privada com uma atitude pró-activa que deve marcar as políticas de ambiente.

Procura-se, assim, mobilizar as empresas portuguesas para aderir ao conceito “Remade in Portugal”, reconhecido através de uma marca internacional credível que oferece aos consumidores produtos alternativos que permitem reduzir o impacte ambiental, explorando as potencialidades de um mercado com desenvolvimento muito promissor.