Intervenções nas praias do Litoral

Divulgação > Intervenções nas praias do Litoral

O Litoral representa uma parcela muito importante do nosso território que importa preservar e defender. Por esse motivo a APA tem previsto no PAPVL (Plano de Ação de Proteção e Valorização do Litoral) a realização de diversas intervenções ao longo da costa.

No ano de 2014 verificaram-se em Portugal, até ao mês de março, temporais com grande poder de destruição, que afetaram severamente a costa portuguesa.

Nessa sequência, a APA procedeu ao levantamento de danos e desenvolveu iniciativas com vista à sua rápida reparação quer no que respeita à minimização de riscos para pessoas e bens quer ao restabelecimento das normais condições de acesso e usufruto das zonas mais atingidas.

Para além das situações previstas e após um processo excecionalmente célere de avaliação, formulação dos projetos de engenharia e tramitação administrativa, foi possível estar neste momento a iniciar ou ter já em curso intervenções em várias praias, tais como substituição de acessos, melhoramentos nas estruturas de apoio e estabilização de arribas, que nalguns casos poderão afetar, durante um período limitado, a utilização de algumas praias.


(A informação seguinte está em permanente atualização)


Consulte o calendário das intervenções em execução a nível nacional.


Nota Técnica e Esclarecimentos relativos à alimentação artificial das praias da Costa da Caparica
 

Consulte aqui o resultado das análises à qualidade das águas balneares das praias nacionais.


Consulte também o relatório conjunto da Agência Europeia do Ambiente e Comissão Europeia, sobre a qualidade das águas balneares das praias europeias (referente a 2014).
 
Intervencoes